Abril é o mês da Revolução dos Cravos e, no ano em que se celebram os 49 anos do “Dia da Liberdade”, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa destaca os principais eventos de comemoração do 25 de abril pela região.
É sabido que a cidade de Lisboa foi palco da maioria dos acontecimentos que puseram fim ao regime ditatorial que conduziram à democracia no país. Por este motivo, a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC organizaram uma programação cultural inédita para desfrutar da cidade, com as Festas de Abril.
Aqui, destaca-se o projeto Abril em Flor que leva o músico Vitorino ao Terreiro do Paço, no dia 24 de abril, ao vivo com Mafalda Veiga, Márcia, Luís Trigacheiro, Zeca Medeiros e as Cantadeiras e Cantadores do Redondo que dão voz a canções do período de resistência à ditadura e outros tantos convidados em vídeo. No dia 25 de abril, os Paços do Concelho e o Museu do Aljube Resistência e Liberdade abrem portas durante todo o dia.
Tal como a revolução teve início na noite de 24 de abril, é na véspera do feriado que se iniciam as festividades, com diversos momentos musicais, um pouco por toda a região de Lisboa, seguidos de espetáculos de fogo de artifício.
Almada recebe, nesta noite, Paulo de Carvalho que sobe ao palco com Carolina Deslandes, Tatanka, Anabela e Irma, dando-se a noite por terminada com Nenny. No Seixal, as comemorações contam com Dino D’Santiago e convidados, no Parque da Quinta dos Franceses, terminando com o produtor e DJ Branko.
Em Alcochete, a música fica a cargo de Ana Bacalhau, enquanto Gisela João sobe ao palco do Parque Municipal José Afonso, na Moita. O “espetáculo Canções de José Mário Branco” por JP Simões, Nuno Ferreira e Ruca Rebordão é o principal destaque das festividades em Sesimbra. O Barreiro recebe o Desfile da Liberdade que termina com o concerto dos Expensive Soul, no Parque da Cidade.
Também Palmela promete um fim de semana prolongado e cheio de música, com Sérgio Godinho a subir ao palco na sexta-feira, dia 21, Rogério Charraz no domingo, dia 23, Capicua, no dia 24, segunda-feira, e o grupo Cais Sodré Funk Connection encerram as celebrações.
Setúbal leva ao Largo José Afonso os icónicos Xutos & Pontapés, na noite de 24 de abril. O dia 25 fica marcado pela Corrida da Liberdade, no Parque Verde da Bela Vista, com a atuação da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense, na Praça Bocage, e com o concerto de Dino D’Santiago, no Mercado Mensal de Azeitão.
Em Loures, no dia 24, as portas do pavilhão Paz e Amizade abrem-se para receber o espetáculo “AGIR Cantando Abril”, mas, até ao dia 4 de maio a Exposição “Ler a História de Abril” está de portas abertas ao público.
O dia 25 de abril é celebrado na maioria dos municípios com a habitual Sessão Solene e o Hastear das Bandeiras, para que o significado deste feriado nacional não seja esquecido, enquanto ponto de viragem na História de Portugal.22