Partilhar

Técnicos de emergência pré-hospitalar em greve às horas extra a partir de dia 30

Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) vão estar em greve às horas extraordinárias, pela revisão da carreira e melhores condições salariais, a partir de dia 30, quando arranca a discussão na generalidade do Orçamento do Estado para 2025.

21 Outubro 2024
Forever Young com Lusa

Segundo explicou à Lusa o presidente do Sindicato Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), que convoca a paralisação, está igualmente agendada para dia 30 de outubro, a partir das 10:00, uma manifestação destes profissionais frente à Assembleia da República.

“Esperamos que [a greve] tenha um impacto bastante significativo na disponibilidade dos meios, mas também no preenchimento dos postos de atendimento nos CODU [Centros de Orientação de Doentes Urgentes]” do INEM, disse Rui Lázaro, acrescentando: “será de esperar não só um atraso do envio das ambulâncias, mas também no atendimento das chamadas”.

No pré-aviso de greve a que a Lusa teve acesso, o STEPH informa que, uma vez que a greve abrange apenas as horas extraordinárias, não considera haver lugar a serviços mínimos, pois “todo o trabalho urgente e emergente, em horário normal de trabalho, continuará a ser garantido em todos os turnos”.

No documento, o STEPH chama a atenção para a necessidade de rever a carreira, considerada pouco atrativa, que obriga os operacionais a “permanecerem estagnados numa categoria sem valorização”.

Rui Lázaro lembra que o sindicato evitou “chegar a este ponto” durante o período do Verão, mas sublinha que a falta de resposta da tutela às reivindicações deste profissionais não lhes deixa outra alternativa.

“Volvidos seis meses da tomada de posse do novo Governo e definido como prioritário pela própria ministra da Saúde, na Assembleia da República, quando apelidou o nosso salário de miserável, esperar tanto tempo sem adotar qualquer medida não surte efeito”, considerou o responsável.

Rui Lázaro acrescentou ainda que “assim não se combate a elevada taxa de abandono e coloca-se em causa o próprio procedimento concursal que está a decorrer, que corre o risco de chegar ao fim e os candidatos não assinarem contrato se não forem revistas estas condições”.

No pré-aviso de greve, o STEPH lembra que o país precisa de uma “resposta ampla” para todo o sistema integrado de emergência médica, que reduza as assimetria entre o interior e as grandes cidades, e considera que a revisão da carreira especial de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) “é a resposta mais segura, eficiente e eficaz”.

Além da carreira, o STEPH quer que seja igualmente revisto o índice remuneratório, que considera “demasiado baixo”, e pede igualmente a alteração do sistema de avaliação em vigor no INEM, que diz promover “a injustiça e a desmotivação dos trabalhadores”.

O sindicato lembra que na reunião com a secretária de Estado apresentou “o débil estado em que se encontra a emergência médica e o INEM e as propostas para os problemas emergentes” não tendo obtido resposta positiva da tutela.

“Pelo contrário, obtivemos uma resposta do gabinete da senhora ministra, já durante o mês de outubro, a dizer que não previa nenhuma valorização para o ano 2024, que, eventualmente [será] em 2025”, disse o responsável, concluindo: “Perante esta resposta, não nos resta outra alternativa senão encetar ações reivindicativas de forma a sensibilizar (…) quer o poder político, mas também os cidadãos, para a emergência do estado degradante em que a emergência médica se encontra em Portugal”.

O concurso para TEPH que está a decorrer termina no final do ano, após o qual haverá seis meses de formação.

Segundo Rui Lázaro, pela informação recolhida, “há vários candidatos que, se até ao final do procedimento concursal e so período experimental que se segue não for revista a carreira de técnico hospitalar, se o salário não se não for valorizado dignamente, muitos não vão assinar contrato”.

“Vão permanecer nos atuais postos de trabalho, melhor remunerados e mais atrativos”, acrescentou.

LUSA/HN

Mais Recentes

Milhares de portugueses podem receber apoios do Estado, mas não sabem: será o seu caso?

há 5 minutos

Este é o hábito que os “supercentenários” têm em comum, segundo os especialistas em longevidade

há 17 minutos

Se nasceu num destes meses saiba tem maior possibilidade de chegar aos 100 anos

há 37 minutos

Se já fez ou está prestes a fazer 60 anos diga adeus ao café: é o que revela este estudo

há 57 minutos

Estudo de Harvard revela os hábitos que as mulheres devem praticar antes dos 60 anos para viver mais e melhor

há 1 hora

Estas são as doenças que a tangerina ajuda a prevenir

há 1 hora

Dia de Consciencialização do Stress: «É preciso alertar para a importância do não fazer nada como meio de combater o stress e a ansiedade», Catarina Lucas, psicóloga

há 2 horas

“Elas andam aí”: conheça o remédio caseiro para combater as dores de garganta e as constipações

há 2 horas

Os medicamentos vencidos são perigosos: estes são os que nunca devem ser tomados após a data da embalagem

há 2 horas

Para quem não aprecia um bom bife estas são as melhores cidades portuguesas para veganos

há 3 horas

«Alterações ao Estatuto do Cuidador Informal são “passo tímido”», afirma Presidente da República

há 3 horas

Esta é a quantidade de proteína que se deve ingerir por dia, de acordo com os especialistas

há 19 horas

A inveja é capaz de destruir tudo: conheça as razões que explicam o seu efeito negativo

há 19 horas

Conheça o gesto que pode transformar (positivamente) toda a sua vida

há 19 horas

Quer chova ou faça sol: as pessoas destes signos adoram estar em casa, é o seu caso?

há 19 horas

Além da higiene, surpreenda-se ao conhecer os reais benefícios de tomar banho

há 20 horas

Inclua já hoje estes alimentos na sua rotina e respire muito melhor

há 20 horas

Pessoas tóxicas: identifique-as e fuja delas a sete pés…para não ficar igual

há 20 horas

Estas são as 3 decisões que deve tomar para ser ainda mais feliz, revela este especialista

há 20 horas

Solteiros têm um risco 80% maior de sofrer de depressão do que os casados, diz este estudo

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.