Carol Dweck, psicóloga e cientista da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, acredita que existe uma palavra de apenas cinco letras que é capaz de mudar a perspetiva de quem tem fraca autoestima.
«É preciso rever como estamos a observar as nossas próprias habilidades e talentos. Isso porque existe uma tendência de rejeitarmos as nossas capacidades e não nos elogiarmos», refere, «em grande parte, isso deve-se ao modo como estamos sempre a fazer comparações com os outros».
Para a especialista, «costumamos afirmar vereditos sobre nós de uma forma cruel e limitadora».
«Quantas vezes dizemos: “eu não consigo”, como se fosse uma palavra final, sem nenhuma possibilidade de evolução ou mudança», relembra, «acredito que precisamos de substituir a sentença “eu não consigo” por “eu não AINDA consigo”.
Segundo a psicóloga, «introduzir esta palavra de cinco letras pode trazer efeitos importantes para a imagem que temos sobre nós mesmos. Isso porque abrimos um importante espaço para o reconhecimento da nossa capacidade de evoluir, agregar novos conhecimentos e de nos tornarmos mais experientes».