O aumento crescente do uso de tecnologia na primeira infância (fase compreendida entre 0 e 6 anos) e a digitalização na área da educação têm impactado diretamente a alfabetização infantil, influenciando o desenvolvimento das habilidades motoras e o reconhecimento das palavras e letras. Isso se dá uma vez que as crianças começam o contato com tela antes mesmo de suas primeiras experiências com lápis e papel.
Tentando compreender os impactos na alfabetização, a multinacional alemã de produtos para escrita STAEDTLER apoiou o desenvolvimento da pesquisa Literacy Training of Kindergarten Children With Pencil, Keyboard or Tablet Stylus: The Influence of the Writing Tool on Reading and Writing Performance at the Letter and Word Level (em português, Treinamento de alfabetização de crianças do jardim de infância com lápis, teclado ou caneta para tablet: A influência da ferramenta de escrita no desempenho de leitura e escrita no nível de letras e palavras). O levantamento foi realizado pela Universidade de Ulm e pela Universidade Católica de Eichstätt-Ingolstadt, publicada em janeiro de 2020, a fim de compreender melhor o impacto dessas ferramentas.
A pesquisa foi realizada com 147 crianças do jardim de infância e teve como objetivo testar a influência das ferramentas de escrita no processo de alfabetização.
O estudo apontou que crianças nos grupos de escrita à mão com lápis e com caneta no tablet se desenvolveram de forma mais significativa, se comparadas ao grupo que utilizou o teclado. Entretanto, escrever diretamente no tablet exige habilidade motora mais avançada por conta da superfície lisa e que possui menos atrito, quando comparado com a escrita em papel.
As crianças treinadas com lápis, também apresentaram desenvolvimento superior no reconhecimento de letras e nas habilidades visuais-espaciais em comparação com as que treinaram no teclado. O estudo também sugere que o desenvolvimento com a caneta de tablet possui um desempenho inferior ao lápis e papel.
Os resultados reforçaram a importância da utilização de lápis e papel, tanto para desenvolvimento da habilidade motora, quanto para o aprendizado da leitura e escrita. Nesse sentido, a escrita à mão exige habilidade motora mais desenvolvida para reproduzir a forma das letras corretamente, além de fornecer a memória adicional sobre esse formato, diferentemente da escrita digitada em um teclado, que exige atividade motora menos desenvolvida.
“Acreditamos que as ferramentas tecnológicas são, sim, boas aliadas no processo de aprendizagem, mas não substituem a importância do lápis e papel na alfabetização de crianças que estão no jardim de infância. Manuseando o material adequado, em formato ergonômico, a criança tem uma experiência rica para o desenvolvimento completo de suas habilidades motoras”, destacou Alessandra Valentim, Marketing Analyst da STAEDTLER do Brasil.