A tristeza é algo que inevitavelmente faz parte da existência humana. Nem tudo nas nossas vidas corre sempre bem, nem sempre alcançamos tudo o que queremos. Isto é algo natural, para o qual devemos estar preparados. Sendo certo que todos sentimos a tristeza de maneiras algo diferentes, existem, no entanto, algumas características associadas a cada signo que nos permitem compreender melhor a forma de reagir destas pessoas.
Certas pessoas quando estão tristes vão-se muito abaixo. Não conseguem (nem querem) esconder as suas emoções. Outras procuram negar, fingir que nada está a acontecer. Que tudo está ok.
Ter que explicar a outra pessoa porque estamos tristes é normalmente sempre um exercício penoso. Isto acontece porque não gostamos de nos sentir vulneráveis e porque nem sempre a outra pessoa consegue compreender a nossa dor.
Antes de tudo o resto e de, por exemplo, procurarmos o consolo dos outros devemos primeiro “olhar para dentro” e perceber de que forma nos podemos ajudar a nós próprios. Aprender a gerir melhor as nossas emoções através de uma maior introspeção e auto-análise pode ser uma boa estratégia para aprendermos a nos sentir melhor em momentos de maior stress ou mágoa.
De seguida perceba aqui como os diferentes signos das pessoas são mais (ou menos) capazes de lidar com a tristeza, segundo a astróloga Samantha Maffucci,
- Carneiro (21 Março – 19 Abril)
Os nativos de Balança tendem a reagir muito intensamente à tristeza. Sentem que de repente perdem o controlo das suas vidas e como tal começam a ser mais impulsivos. A raiva e a quebra de rotinas habituais são algumas das respostas mais frequentes. Perdem o entusiamo, assim como o interesse pelas pequenas coisas.
- Touro (20 Abril – 20 Maio)
A tristeza pode ter um impacto muito forte nestas pessoas. Habitualmente bem-dispostas e extrovertidas, acabam por não saber lidar bem com sentimentos mais negativos ou depressivos. O isolamento e os excessos alimentares costumam ser comuns nestas fases. A falta de esperança e perda de paciência, geram uma mentalidade de “eu contra o mundo” que pode ser perigosa.
- Gémeos (21 Maio – 20 Junho)
Quando a mente de um nativo de Gémeos entra num estado mais negativo ou depressivo, então o mais provável é que comece a pensar demasiadamente sobre tudo. Instala-se uma sensação de ansiedade interna que torna estas pessoas mais silenciosas e distantes.
- Caranguejo (21 Junho – 22 Julho)
Emocionais e algo dependentes de atenção, são capazes de chorar com facilidade. Até os eventos mais triviais podem deixá-los emocionados. Quando estão mais tristes é assim comum que se verifiquem fortes respostas emocionais e físicas. Dores de barriga e sentimentos de isolação são frequentes até que se consiga encontrar alguma paz e calma.
- Leão (23 Julho – 22 Agosto)
Estas pessoas não costumam esconder os seus sentimentos. São capazes de expressar abertamente a sua tristeza. Sabem inclusive assumir o “papel” de mártir, quando necessário. Irritam-se com facilidade e nas alturas de maior stress são capazes de ficar perto de um colapso total. Apesar de ser obvio que estão afetados emocionalmente, no interior esses sentimentos são ainda mais intensos.
- Virgem (23 Agosto – 22 Setembro)
Habitualmente são pessoas capazes de manter o discernimento necessário. Serenos por natureza, quando estão mais tristes os nativos de Virgem podem “fechar-se” muito. Acaba por ser difícil ter uma conversa ou interação com estas pessoas quando estão assim. Caso a situação se agrave e não consigam mais controlar as suas emoções então a impulsividade acabará por ganhar uma enorme força.
- Balança (23 Setembro – 22 Outubro)
Estas pessoas são bastante equilibradas emocionalmente. Isso não significa que não se deixem afetar quando estão mais depressivas. Má disposição e um menor interesse em socializar são respostas comuns quando estão mais tristes. No entanto, tentam sempre fazer com que os outros se sintam bem e felizes quando interagem com eles. São capazes de colocar os sentimentos dos amigos em frente dos seus próprios.
- Escorpião (23 Outubro – 21 Novembro)
A paixão do Escorpião pode tornar-se numa perigosa “arma” quando estão mais tristes. Tendem a tornar-se mais violentos e hostis para com os outros. Os seus estados emocionais são capazes de variar de uma forma brutal. Melancolia e paranoia podem ser respostas frequentes.
- Sagitário (22 Novembro – 21 Dezembro)
Habitualmente são pessoas divertidas e positivas, no entanto tudo isso é esquecido quando estão mais tristes. Nestas situações assumem um comportamento mais letárgico, perdem a capacidade funcionar socialmente e podem inclusive ter tendência a usar substâncias ilícitas para escapar à realidade. Tornam-se mais sérios e preocupados.
- Capricórnio (22 Dezembro – 19 Janeiro)
Determinados e equilibrados, os nativos de Capricórnio são capazes de se transformar quando estão mais infelizes. Perda de motivação, falta de esperança e excesso de pensamento podem passar a condicionar toda a sua existência. Podem analisar os seus sentimentos até a exaustão para tentar encontrar respostas.
- Aquário (20 Janeiro – 18 Fevereiro)
Estas pessoas estão habituadas a esconder as suas emoções sempre que necessário. Isto protege-as de frustrações e tristezas. No entanto, quando inevitavelmente se sentem mais depressivas, acabam por se isolar bastante. Tornam-se mais silenciosas, sobretudo quando estão perto de amigos. Mas tentam continuar a fingir que tudo está bem.
- Peixes (19 Fevereiro – 20 Março)
Habitualmente pouco preocupados, quando estão mais tristes tornam-se bastante obsessivos e preocupados em relação a tudo. Relembram todos os piores eventos e não conseguem esquecer os pormenores mais disparatados ou insignificantes. Tornam-se muito ansiosos e bastante mais emocionais, na tentativa de lidar com estes sentimentos mais negativos.