Tem os poros da pele dilatados? Calma, conheça as causas e como resolver o problema

Tudo tem solução.

Os poros dilatados são característicos das peles mistas ou oleosas, pois o acumular de óleo e de células mortas em redor dos poros faz com que eles aumentem de tamanho. O problema é ainda mais comum nas áreas que produzem mais sebo, como a chamada zona T, que abrange a testa, nariz e queixo.

O envelhecimento também pode fazer com que os poros fiquem dilatados, pois é quando a pele perde colágeno, principal proteína que mantém a firmeza. Além disso, uma limpeza inadequada é um fator que pode afetar a dilatação dos poros, pois os resíduos de maquilhagem, protetor solar e impurezas (como a poluição), quando acumulados, deixam-nos maiores.

A propensão e intensidade do aparecimento de poros dilatados é aumentada quando há predisposição genética.

Como diminuir poros dilatados

Antes de tratar os poros dilatados, é preciso preveni-los. Para isso, tenha disciplina com a sua rotina de cuidados, principalmente na higienização. Opte por sabonetes neutros ou específicos para o seu tipo de pele, conforme indicado pelo seu dermatologista.

Uma boa dica também pode ser tonificar a pele, pois essa etapa ajuda no controle da oleosidade excessiva e na redução dos poros dilatados, deixando a pele mais uniforme.

A hidratação também é importante, pois, ao contrário do que muitos pensam, ela não deixa a pele oleosa. Hidratar a pele é fundamental para que ela não sofra o que chamamos de efeito rebote, que é quando a pele produz mais óleo para lidar com o ressecamento. O ideal é escolher um hidratante com toque seco.

Limpeza de pele

Fazer uma limpeza de pele profunda numa clínica ou centro de estética em uma frequência de aproximadamente uma vez por mês é uma ótima para manter a pele sempre bonita. Nesse tipo de limpeza, são removidas todas as impurezas que não conseguem ser removidas durante uma esfoliação em casa.

Produtos para poros dilatados, rejuvenescimento e renovação

Alguns dermocosméticos como ácido glicólico e derivados do ácido retinóico (assim como o retinol e retinaldeído) podem ser utilizados, mas apenas depois de uma avaliação do dermatologista. Quando utilizados na concentração adequada, ajudam na renovação, diminuem a oleosidade e melhoram a textura da pele.

Ler Mais