Pipocas
A sua preparação envolve a distribuição do calor num recipiente, algo que as fritadeiras sem óleo fazem muito bem. Porém, não é aconselhável fazer pipocas na Air Fryer, porque os grãos de milho podem saltar e ficar alojados na resistência, levando a um eventual curto-circuito e risco de incêndio.
Pedaços de carne muito grandes ou frangos inteiros
Por mais que as fritadeiras sem óleo sejam versáteis, muitos modelos normalmente são mais pequenos do que a parte interna de um forno, assim, colocar pedaços de carne muito grandes ou um frango inteiro vai encher demais a cesta da Air Fryer, impossibilitando que o ar quente circule da forma correta.
Massas húmidas
Alimentos cobertos com uma massa húmida não são uma boa combinação com a Air Fryer. Mesmo que esses eletrodomésticos sejam chamados de fritadeiras, não usam óleo, componente essencial para firmar essa “cobertura” rapidamente e garantir a casquinha crocante por fora.
Torrada
Várias fabricantes incluem nos seus livros de receita uma forma de deixar o pão velho crocante como novo, e embora o resultado realmente seja interessante, ele também prova que preparar uma torrada numa Air Fryer só deve ser considerado em últimos dos casos. As fritadeiras sem óleo só irão tostar a parte externa do pão, sem realmente atingir a parte interna.
Arroz, grãos crus e macarrão
Arroz, grãos e massas não podem ser ali preparados, mesmo se colocados num recipiente com água. O motivo por trás disso é que a resistência e o ventilador das fritadeiras sem óleo não permitem que o aparelho atinja uma temperatura alta o suficiente para ferver a água, chegando apenas aum ponto morno que não será o suficiente para cozinhar.
Brócolos
Vários vegetais podem ser preparados com sucesso na Air Fryer pela sua capacidade de reter a humidade, como a couve-de-bruxelas, que adquire uma textura crocante deliciosa. Porém, os brócolos não. Estes podem ficar secos, amargos e borrachudos.