<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Teste rápido à malária vence primeiro prémio de programa da Universidade Nova

26 Fevereiro 2024
Forever Young

Um teste rápido para diagnosticar a malária, doença que matou 600.00 pessoas em 2022, foi o projeto vencedor do programa de Empreendedorismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, anunciou hoje a instituição.

Modelos que permitem simular cirurgias em três dimensões e tijolos reciclados receberam o segundo e terceiros lugares, numa iniciativa que contou com mais mil alunos na 12ª edição.

A universidade destacou, em comunicado, que a malária é uma das doenças mais antigas do mundo, tendo sido contabilizados 249 milhões de casos em 2022.

O “Malaria Sense” é um teste rápido de diagnóstico em papel e assenta numa tecnologia que, com apenas uma gota de sangue, “deteta a malária em poucos minutos”.

“A solução de diagnóstico imediato e sustentável convenceu o júri composto por cientistas e empreendedores nacionais”, lê-se no documento.

Os alunos desenvolveram projetos tecnológicos e científicos, com vista a encontrarem “soluções concretas para problemas reais da sociedade”.

Uma plataforma de planeamento cirúrgico com modelos 3D (OperateInSight) e uma solução que transforma resíduos de construção em tijolos reciclados (WasteWise Innovations) mereceram também a distinção do júri.

O primeiro prémio tem um valor monetário de 2.000 euros, o segundo recebe 1.000 euros e o terceiro, 500 euros.

O Programa de Empreendedorismo da NOVA FCT realizou-se ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e dos Fundos Europeus NextGeneration EU.

AH // CMP

Lusa/fim

Mais Recentes

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 6 horas

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 17 horas

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 18 horas

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 1 dia

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 1 dia

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 1 dia

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 1 dia

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 1 dia

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 1 dia

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 2 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 2 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 2 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 2 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 2 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 2 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 2 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 2 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 2 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 2 dias

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.