O leite é uma substância rica em cálcio, por isso, acredita-se que possa reduzir os efeitos de alguns medicamentos, principalmente quando se trata de alguns antibióticos e suplementos de ferro.
Medicamentos que devem ser ingeridos por via oral precisam dee cumprir alguns requisitos mínimos para que façam o efeito esperado. Por exemplo, precisam ser absorvidos através do sistema digestivo para que possam ser eficazes no desempenho das suas funções.
Dessa forma, a medicação chegará à corrente sanguínea sendo depois enviada até o local que vai tratar.
Existem alguns fatores que podem afetar a capacidade do corpo humano de absorver alguns tipos de medicamentos.
Por exemplo, a acidez estomacal, o elevado teor de gordura, assim como a falta de alguns nutrientes são alguns dos fatores relevantes para essa dificuldade.
Para além destes, temos o leite.
Por ser um alimento muito rico em cálcio, pode reduzir o efeito de certos medicamentos, principalmente nos usados no tratamento de afeções e doenças da tireoide, além de interferir na ação de alguns antibióticos e na absorção de suplementos de ferro.
O motivo está nas moléculas de cálcio presentes na substância. Elas conseguem ligar-se às moléculas dos medicamentos, fazendo com que a absorção deles se torne mais difícil de acontecer no estômago, principalmente se a bebida foi ingerida até duas horas antes, ou até 2 horas após ser tomado o medicamento.
Também não é aconselhado comer queijo, iogurtes e alimentos com um teor elevado de substância láctea.