No próximo dia 17 de maio, o Porto volta a receber o Trás-os-Montes em Prova com várias novidades. Este ano, o evento decorre, pela primeira vez, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no coração da Baixa, e num horário mais alargado (11h00-13h00; 15h00-20h00), numa tentativa de dar resposta a todo o tipo de visitantes que a iniciativa recebe habitualmente como jornalistas, sommeliers e público em geral, não descurando os profissionais da distribuição e do canal HORECA.
Na 4.ª edição deste evento vínico, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM), a iniciativa conta com 25 produtores da região transmontana, alguns deles estreantes, e mais de 130 referências em prova, vinhos produzidos exclusivamente em Trás-os-Montes.
Durante o dia 17, haverá ainda lugar para duas masterclass exclusivas, organizadas pela CVRTM e conduzidas por José João Santos, uma figura incontornável no mundo dos vinhos que, entre outros desafios, é formador, jornalista e provador da Revista de Vinhos. As masterclass são gratuitas, mas carecem de inscrição obrigatória aqui, já que os lugares são muito limitados e somente as primeiras 22 inscrições em cada uma das iniciativas serão consideradas. A da manhã decorre das 11h30 às 13h00, sob o tema “Trás-os-Montes: Arca de Noé de Vinhas Velhas”. À tarde, “Trás-os-Montes: Vinhos além do óbvio e novos protagonistas” realiza-se entre as 16h00 e as 17h30.
“O principal objetivo da iniciativa Trás-os-Montes em Prova, que vai já na 4.ª edição na cidade Invicta, é permitir aos produtores darem a conhecer toda a sua qualidade e potencial, elevando o patamar que os vinhos da nossa região orgulhosamente têm. Com as novidades deste ano, estamos com uma expetativa ainda maior e totalmente empenhados para surpreender todos aqueles que nos visitarem.”, refere a presidente da CVRTM, Ana Alves.
Com os seus solos ricos, graníticos e xistosos, Trás-os-Montes é a região portuguesa com maior número de vinhas velhas centenárias e conta com dezenas de castas autóctones. Os tradicionais e antigos lagares rupestres ainda funcionam e ali nascem vinhos singulares.
Para saber mais sobre os vinhos de Trás-os-Montes e esta região com séculos de história, fica aqui lançado o convite, por parte da CVRTM, para todos os enófilos e profissionais do setor passarem pelo Mosteiro de São Bento da Vitória, no próximo dia 17 de maio. Os bilhetes custam 10 euros e podem ser adquiridos, exclusivamente no local, no dia do evento.
Produtores em prova:
Bago de Ouro
Casa do Joa
Casa José Pedro
De Sousa
Encostas de Sonim
Erbon
Flandório
Mabitxo
Mont’alegre Vinhos
Ninho da Pita
Palmeirim D’Inglaterra
Parapente
Quinta das Corriças
Quinta do Ermeiro
Quinta do Salvante
Quinta Recomeço
Quinta Serra d’Oura
Quinta Vale dos Montes
Quinta Valle Madruga
Secret Spot
Terra Montana
Terras de Mogadouro
Villela Seca
Vinhas Velhas Mogadouro
Vinho dos Mortos