O jornal científico internacional British Journal of Sports Medicine publicou um estudo que sugere o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) como a atividade mais eficaz para quem pretende emagrecer.
Com efeito, o estudo examinou, ainda, os efeitos dos treinos intervalados, comparativamente a treinos contínuos de intensidade moderada, como por exemplo, uma corrida de uma hora. Os investigadores tiveram em conta dados de indivíduos que corriam e caminhavam regularmente, – todos com menos de 30 anos, ao longo de 12 semanas -, e compararam com os efeitos do treino intervalado.
Os resultados mostram que tanto o HIIT quanto os treinos de intensidade moderada têm benefícios semelhantes na redução do peso. Todavia, os cientistas comprovaram que o HIIT garante uma maior redução de peso e de gordura num tempo mais reduzido. No final, os treinos intervalados geraram, em média e na totalidade, uma queima 28,5 por cento superior de gordura corporal.
A equipa de investigadores sugere, ainda, que o acompanhamento de um profissional para orientar os treinos de alta intensidade pode ser uma colaboração que permite alcançar resultados mais positivos. Isso deve-se ao facto de cada pessoa ter necessidades próprias e requeira diferentes especificidades.
O que é um treino HIIT?
Este tipo de treino exige a prática de exercícios de alta intensidade intercalados com períodos de descanso. Ou seja, em cerca de 30 segundos de exercício na máxima força e um minuto de descanso. Estes são alguns dos exercícios que podem fazer parte destes treinos:
– Agachamentos com saltos;
– Burpees;
– Flexões;
– Levantamento de pesos;
– Nadar;
– Saltar à corda;
– Subir escadas.