Partilhar

Tribunal chileno ordena reabertura da investigação sobre a morte de Pablo Neruda

A justiça chilena decidiu reabrir a investigação sobre a morte do poeta Pablo Neruda, ocorrida 12 dias após o golpe de Estado liderado pelo general Augusto Pinochet em setembro de 1973, informou hoje a família do Prémio Nobel.

21 Fevereiro 2024
Forever Young

“Atendendo aos antecedentes e por não se encontrar esgotada a investigação, existindo diligências precisas que poderão conduzir ao esclarecimento dos factos (…) ordena-se a reabertura do processo”, indicou o Tribunal de Recurso de Santiago do Chile numa decisão unânime publicada na noite de segunda-feira, hoje citada pelas agências internacionais.

Paola Plaza, a juíza responsável pela investigação – que deveria esclarecer se o Prémio Nobel da Literatura (1971) morreu devido a um cancro da próstata em estado avançado ou se foi envenenado por um agente da polícia política da ditadura –, encerrou o processo em 25 de setembro e recusou reabri-lo em dezembro.

No entanto, a família do poeta e o Partido Comunista do Chile (PCC), no qual Neruda militou durante a juventude, apelaram da decisão.

“A unanimidade da deliberação é uma confirmação do nosso apelo. Conseguimos retirar a lápide que pretendiam colocar nesta investigação. Há 14 anos que lutamos para esclarecer a morte de Neruda”, afirmou à agência noticiosa EFE Elizabeth Flores, advogada da família.

“Esta decisão é muito importante porque ratifica as nossas denúncias e os nossos anteriores argumentos de que, no contexto em que ocorreu a morte, houve intervenção do aparato do terrorismo de Estado da ditadura militar”, declarou também à EFE Juan Andrés Lagos, responsável pelas relações políticas do PCC.

O autor de “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada” morreu em 23 de setembro de 1973 na Clínica Santa Maria, na capital Santiago do Chile, um dia antes de um anunciado exílio no México.

A tese do envenenamento foi admitida pela primeira vez por Manuel Araya, motorista e secretário pessoal do poeta, falecido em junho de 2023 e uma das últimas pessoas que o acompanhava antes da morte.

O seu testemunho constituiu a base da denúncia apresentada pelo Partido Comunista – apoiado por parte da família –, e que em 2011 deu origem à investigação que agora será reaberta.

“A verdade tarda em chegar, mas está a surgir pouco a pouco. É um grande avanço na justiça que pedimos desde há anos para o meu tio Pablo”, disse à Efe Rodolfo Reyes, um dos litigantes e sobrinho do poeta.

A investigação, que teve a participação de três grupos de peritos internacionais, registou uma súbita viragem em 2017, quando o segundo painel de especialistas contestou a versão oficial que apontava o cancro da próstata como causa de morte e detetou “clostridium botulinum” num molar do poeta.

O “clostridium botulinum”, responsável pelo botulismo, é uma bactéria que geralmente se encontra na terra e que pode provocar problemas no sistema nervoso e inclusive a morte.

O terceiro grupo de peritos das universidades de McMaster (Canadá) e de Copenhaga (Dinamarca) revelou há um ano que a bactéria estava no corpo do poeta no momento da sua morte, uma informação interpretada pela família como uma prova irrefutável de que Neruda foi “envenenado” durante a sua permanência na clínica.

“Desde 2017 que Neruda vocifera que o seu corpo tem ‘clostridium botulinum’ e que chegou por intervenção de terceiros”, sublinhou a advogada Elizabeth Flores.

No entanto, permanece a incógnita sobre a forma, natural ou intencional, como a toxina se introduziu no corpo, pelo facto de também ser detetada em alimentos enlatados mal preservados.

Na deliberação de segunda-feira, o tribunal de Santiago do Chile também ordenou a realização de diversas diligências solicitadas pelos requerentes, como uma peritagem caligráfica da certidão de óbito e a recolha de novas declarações.

Na perspetiva da família, é essencial uma investigação mais abrangente “que permita rever e interpretar os resultados das perícias realizadas pelos peritos das universidades de McMaster e de Copenhaga, e que deverá ser unicamente efetuada por especialistas indicados pelas duas instituições”.

Rodolfo Reyes explicou que a juíza do caso pediu a diversas universidades chilenas que interpretassem o relatório pericial de 2023, mas estas instituições “não possuem nem o conhecimento nem a experiência para o fazer”, e sublinhou que Canadá e Dinamarca são os países “mais indicados” para concretizar este género de análises forenses.

Lusa

Mais Recentes

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 15 horas

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 16 horas

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 16 horas

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 16 horas

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 17 horas

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 17 horas

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 17 horas

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 17 horas

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 18 horas

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 18 horas

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 18 horas

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 18 horas

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 21 horas

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 21 horas

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 21 horas

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 21 horas

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 22 horas

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 22 horas

Consolar, motivar ou divertir: estes signos sabem sempre o que devem dizer. É o seu caso?

há 22 horas

Óbito: Morreu o realizador português José Barahona Tinha 55 anos

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.