Partilhar

Tribunal chileno ordena reabertura da investigação sobre a morte de Pablo Neruda

A justiça chilena decidiu reabrir a investigação sobre a morte do poeta Pablo Neruda, ocorrida 12 dias após o golpe de Estado liderado pelo general Augusto Pinochet em setembro de 1973, informou hoje a família do Prémio Nobel.

21 Fevereiro 2024
Forever Young

“Atendendo aos antecedentes e por não se encontrar esgotada a investigação, existindo diligências precisas que poderão conduzir ao esclarecimento dos factos (…) ordena-se a reabertura do processo”, indicou o Tribunal de Recurso de Santiago do Chile numa decisão unânime publicada na noite de segunda-feira, hoje citada pelas agências internacionais.

Paola Plaza, a juíza responsável pela investigação – que deveria esclarecer se o Prémio Nobel da Literatura (1971) morreu devido a um cancro da próstata em estado avançado ou se foi envenenado por um agente da polícia política da ditadura –, encerrou o processo em 25 de setembro e recusou reabri-lo em dezembro.

No entanto, a família do poeta e o Partido Comunista do Chile (PCC), no qual Neruda militou durante a juventude, apelaram da decisão.

“A unanimidade da deliberação é uma confirmação do nosso apelo. Conseguimos retirar a lápide que pretendiam colocar nesta investigação. Há 14 anos que lutamos para esclarecer a morte de Neruda”, afirmou à agência noticiosa EFE Elizabeth Flores, advogada da família.

“Esta decisão é muito importante porque ratifica as nossas denúncias e os nossos anteriores argumentos de que, no contexto em que ocorreu a morte, houve intervenção do aparato do terrorismo de Estado da ditadura militar”, declarou também à EFE Juan Andrés Lagos, responsável pelas relações políticas do PCC.

O autor de “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada” morreu em 23 de setembro de 1973 na Clínica Santa Maria, na capital Santiago do Chile, um dia antes de um anunciado exílio no México.

A tese do envenenamento foi admitida pela primeira vez por Manuel Araya, motorista e secretário pessoal do poeta, falecido em junho de 2023 e uma das últimas pessoas que o acompanhava antes da morte.

O seu testemunho constituiu a base da denúncia apresentada pelo Partido Comunista – apoiado por parte da família –, e que em 2011 deu origem à investigação que agora será reaberta.

“A verdade tarda em chegar, mas está a surgir pouco a pouco. É um grande avanço na justiça que pedimos desde há anos para o meu tio Pablo”, disse à Efe Rodolfo Reyes, um dos litigantes e sobrinho do poeta.

A investigação, que teve a participação de três grupos de peritos internacionais, registou uma súbita viragem em 2017, quando o segundo painel de especialistas contestou a versão oficial que apontava o cancro da próstata como causa de morte e detetou “clostridium botulinum” num molar do poeta.

O “clostridium botulinum”, responsável pelo botulismo, é uma bactéria que geralmente se encontra na terra e que pode provocar problemas no sistema nervoso e inclusive a morte.

O terceiro grupo de peritos das universidades de McMaster (Canadá) e de Copenhaga (Dinamarca) revelou há um ano que a bactéria estava no corpo do poeta no momento da sua morte, uma informação interpretada pela família como uma prova irrefutável de que Neruda foi “envenenado” durante a sua permanência na clínica.

“Desde 2017 que Neruda vocifera que o seu corpo tem ‘clostridium botulinum’ e que chegou por intervenção de terceiros”, sublinhou a advogada Elizabeth Flores.

No entanto, permanece a incógnita sobre a forma, natural ou intencional, como a toxina se introduziu no corpo, pelo facto de também ser detetada em alimentos enlatados mal preservados.

Na deliberação de segunda-feira, o tribunal de Santiago do Chile também ordenou a realização de diversas diligências solicitadas pelos requerentes, como uma peritagem caligráfica da certidão de óbito e a recolha de novas declarações.

Na perspetiva da família, é essencial uma investigação mais abrangente “que permita rever e interpretar os resultados das perícias realizadas pelos peritos das universidades de McMaster e de Copenhaga, e que deverá ser unicamente efetuada por especialistas indicados pelas duas instituições”.

Rodolfo Reyes explicou que a juíza do caso pediu a diversas universidades chilenas que interpretassem o relatório pericial de 2023, mas estas instituições “não possuem nem o conhecimento nem a experiência para o fazer”, e sublinhou que Canadá e Dinamarca são os países “mais indicados” para concretizar este género de análises forenses.

Lusa

Mais Recentes

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 16 minutos

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 29 minutos

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 31 minutos

O desafio está lançado: teste estes produtos do Lidl e ganhe vales de compras

há 33 minutos

Truque para cozinhar salmão: aprenda como retirar a pele sem usar a faca

há 48 minutos

Investigadores portugueses desenvolvem testes para prever benefício clínico da medicação em pessoas com Fibrose Quística

há 1 hora

Óbito: Morreu a modelo Lucy Markovic, estrela do Next Top Model da Austrália

há 1 hora

Revelada a causa oficial da morte do ator norte-americano Val Kilmer

há 1 hora

Necessidades nutricionais a partir dos 50 anos

há 1 hora

Penteados longos para mulheres com mais de 50 anos: abrace a elegância juvenil nesta primavera

há 2 horas

Benefícios do ioga para pessoas com mais de 55 anos: não deixe para amanhã o que…

há 2 horas

Cientistas criam teste sanguíneo que permite detetar precocemente doença de Parkinson

há 2 horas

Bem estar após os 50 anos: siga estas 7 dicas

há 2 horas

Se vai andar na estrada cuidado: PSP inicia hoje operação Páscoa em segurança

há 3 horas

Já é possível renovar o Cartão de Cidadão através da app gov.pt

há 19 horas

Autoridades emitem alerta urgente sobre a presença de pedras num chocolate vendido aqui bem perto

há 20 horas

Recolhidos vários lotes de produtos cosméticos devido à elevada presença de microrganismos

há 21 horas

Pânico instalado: milhares de toneladas de azeite enviadas com urgência para os EUA

há 21 horas

Opinião: «Quando o clima muda, o corpo responde», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 21 horas

Franjas: sim ou não para as mulheres com mais de 50 anos?

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.