Além de muita dor abdominal e queimação, o sangramento nas fezes é um sintoma da úlcera estomacal.
A úlcera estomacal, também conhecida como úlcera gástrica, é uma ferida na parede do estômago, que causa dor abdominal, sensação de queimação, enjoo e sangramento nas fezes, que adquirem uma coloração mais escura por causa do sangue. Normalmente, esses sintomas são mais fortes após uma refeição.
As principais causas das úlceras estomacais são o uso frequente e exagerado de anti-inflamatórios e infeção causada pela bactéria Helicobacter pylori. Fatores externos e internos, como stress, predisposição genética e consumo de bebidas alcoólicas podem influenciar no desenvolvimento de úlceras estomacais.
O tratamento das úlceras estomacais é feito com antibióticos, para combater a bactéria H. pylori e, quando há abuso de anti-inflamatório, é feita a suspensão do medicamento que desencadeou o problema.
O tratamento também pode incluir medicamentos que diminuem temporariamente a acidez do estômago, para dar tempo das úlceras serem cicatrizadas pelos mecanismos de reparação do corpo.
Para o diagnóstico e a prescrição do tratamento mais adequado, consulte um médico.
Entretanto, recomenda-se que sejam evitado o consumo de frutas ácidas, alimentos picantes, café, chá preto, refrigerantes e fritos.