Cientistas da Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), realizou estudos sobre alimentos saudáveis e listou os 10 que, segundo as análises, suprem as necessidades dos seres humanos por nutrientes.
Um dos pontos curiosos desta lista é que entre estes os dez primeiros alimentos não constam frutas, apenas vegetais verdes.
Foi analisada pelos cientistas, a densidade de nutrientes de 41 alimentos, comparando a concentração de 17 nutrientes essenciais nos alimentos estudados, de entre eles a vitamina A e B12, com a quantidade de calorias.
No final do estudo, somente um dos alimentos forneceu 100% dos nutrientes necessários em 100 calorias, por dia.
O primeiro da lista é o agrião-d’água, um alimento rico em antioxidantes, em vitamina A e C, em ferro, potássio, cálcio e magnésio. O estudo mostrou ainda que ele também possui propriedades expetorantes e alivia doenças respiratórias. Além disso, pode agir como desintoxicante e purificador do sangue.
A couve-chinesa e a acelga também figuram na lista. A primeira é capaz de suprir a necessidade diária de vitamina C , com o consumo de apenas 100 gramas. É rica em proteína vegetal e aminoácidos de alta qualidade.
A acelga também é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, magnésio, ferro e cálcio. Além disso, possui betacaroteno, precursor da vitamina A.
Outros dois alimentos bastante ricos em nutrientes são as folhas de beterraba e o espinafre.
No caso das primeiras, são ricas em betacaroteno e cálcio. São ricas noutros minerais e vitaminas. Já o espinafre é rico em vitaminas do complexo B, betacaroteno, vitamina C e uma variedade de minerais.
da alista ainda fazem parte a chicória, as folhas de alface, a salsinha, a alface romana e o repolho de folhas.
Estão fora do ranking dos primeiros, mas também aprecem e merecem ser mencionados como alimentos saudáveis frutas como o limão, que ocupa o 28º lugar, o morango (30º lugar), laranja (33º lugar) e a amora (38º lugar).