Partilhar

Última hora: Monumentos de Sintra estão hoje encerrados

E esta é a razão.

9 Junho 2023
Forever Young

Os principais monumentos de Sintra estão hoje encerrados devido à greve dos funcionários, que regista uma adesão de 90%, estando o Palácio de Queluz a funcionar “com condicionantes”, disse à agência Lusa fonte sindical.

De acordo com Carlos Faia Fernandes, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), estão encerrados o Palácio da Pena, o Palácio da Vila, Monserrate e os Capuchos.

Contactado pela Lusa, o dirigente sindical fez um balanço positivo do primeiro de dois dias de greve dos trabalhadores da Parques de Sintra – Monte da Lua, que exigem “negociações sérias” para garantirem direitos fundamentais, como os horários de trabalho e equidade entre todos.

“Os trabalhadores já tinham estado em greve na semana da Páscoa e, logo a seguir, foram convocados para negociar com a administração um acordo de empresa. O problema é que, de negociação, teve pouco. Houve algumas propostas que foram acolhidas, mas a maioria não. Houve algumas cedências como um aumento de cerca de 100 euros, mas a questão é que com esse aumento vem uma série de cláusulas que desregulam o horário de trabalho”, contou em declarações à Lusa na quarta-feira o mesmo dirigente

O sindicalista disse ainda que os trabalhadores reivindicam a integração na nova tabela salarial seja feita de “forma justa e transparente”.

A Lusa contactou igualmente a Parque de Sintra, que confirmou o encerramento de todos os espaços, à exceção do Palácio Nacional de Queluz, esta manhã.

Numa nota enviada na Lusa na quarta-feira, a empresa indicou que iniciou em 05 de abril um processo negocial para a revisão do Acordo Coletivo de Trabalho com o SINTAP e o STAL, que visava “a atualização das tabelas salariais, uma clara melhoria das condições de trabalho e a valorização da antiguidade”.

“Foi alcançado um acordo com o SINTAP, que aprovou o documento em plenário de trabalhadores, tendo a proposta sido enviada em 17 de maio para o acionista Estado para aprovação”, acrescentou.

De acordo com a mesma fonte, esta negociação permitiu alcançar um acordo que “garante a sustentável valorização da sua massa salarial, o funcionamento operacional e o futuro da empresa”.

A Parques de Sintra – Monte da Lua conta com cerca de 300 trabalhadores e tem como acionistas a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra, no distrito de Lisboa.

A empresa é responsável pela gestão do Parque e Palácio de Monserrate, Castelo dos Mouros, Palácio Nacional de Sintra, Parque e Palácio Nacional da Pena, Convento dos Capuchos, Chalet e Jardim da Condessa d’Edla, Farol do Cabo da Roca, Palácio Nacional e Jardins de Queluz, Vila Sassetti, Escola Portuguesa de Arte Equestre e Santuário da Peninha.

Mais Recentes

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 3 horas

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 3 horas

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 4 horas

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 4 horas

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 4 horas

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 4 horas

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 5 horas

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 5 horas

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 5 horas

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 5 horas

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 5 horas

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 5 horas

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 5 horas

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 6 horas

Celebrar 50 anos: dicas para planear uma festa inesquecível

há 6 horas

Importa esclarecer: tem a certeza que sabe aplicar (bem) o protetor solar?

há 8 horas

Lembra-se dos Chuck Taylor All Star XX-Hi? Os All Star de cano longo estão de volta

há 8 horas

O mais recente ícone de moda da terceira idade tem mais de 80 anos

há 8 horas

Tratamentos para rejuvenescer a região dos olhos depois dos 50 anos

há 8 horas

Específicos e importantes: cuidados a ter com a pele após os 60 anos

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.