<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Último adeus a Luís Lucas: saiba onde e quando será o velório e funeral do ator

25 Agosto 2025
Forever Young

Luís Lucas, que faleceu no domingo aos 73 anos, foi um dos fundadores da Comuna – Teatro de Pesquisa e uma das figuras mais marcantes do panorama artístico português, com uma carreira de mais de quatro décadas no teatro, cinema e televisão.

O velório do ator Luís Lucas tem início esta segunda-feira, dia 25 de agosto, a partir das 17h30, na Basílica da Estrela, em Lisboa. O funeral está marcado para terça-feira de manhã, sendo antecedido por uma missa às 11h00, confirmou fonte próxima do artista à agência Lusa.

A notícia da sua morte foi divulgada pela Academia Portuguesa de Cinema, que destacou o “legado” e a “marca indelével” deixados pelo ator, lembrando-o pela “generosidade, humor, seriedade profissional e pela capacidade de transitar, com igual excelência, entre o drama mais denso e a comédia mais leve”.

Nascido em Lisboa a 16 de junho de 1952, Luís Lucas formou-se no Conservatório Nacional e participou em companhias como a Cornucópia, os Cómicos e o Teatro da Graça. A sua versatilidade levou-o também à dobragem, locução e a inúmeros projetos de animação, séries e publicidade.

Em comunicado, a Cinemateca Portuguesa recordou a sua participação em obras de cineastas como Joaquim Leitão, Jorge Silva Melo, António-Pedro Vasconcelos, João Botelho, Eduardo Geada, João Mário Grilo, Rita Azevedo Gomes e Luís Filipe Rocha, sublinhando as “pontes que ousou construir entre vias alternativas do nosso cinema”.

A Academia Portuguesa de Cinema concluiu a sua nota de pesar lembrando que, com a morte de Luís Lucas, “desaparece um dos maiores intérpretes da nossa cena artística, mas permanece a memória de um trabalho ímpar que continuará a inspirar atores, realizadores e espetadores”.