Tentar reverter o envelhecimento não é impossível, ou pelo menos foi o que demonstrou Eric Verdin, diretor executivo e presidente do Instituto Buck de Pesquisa sobre Envelhecimento, que conseguiu reduzir a idade biológica em cerca de 15 anos graças, entre outros fatores, à sua rotina de exercícios.
Como o próprio Verdin explicou ao Business Insider, monitoriza-se com dispositivos móveis e relógios inteligentes que medem indicadores de envelhecimento, como inflamação, pressão arterial ou colesterol, e estes mostraram que, embora a sua idade cronológica seja de 68 anos, a sua idade biológica está entre os 48 e os 53 anos.
Embora o conceito de idade biológica não seja especificamente definido, ela é conhecida como uma medida de quantos anos o corpo tem, com base no estado de saúde e na função dos órgãos.
Conforme Eric Verdin explicou não descansa um único dia da sua rotina de exercícios, onde combina força, cardio e mobilidade . «Raramente tiro um dia de folga. Nesse dia, simplesmente perco o controle porque percebo que otimiza todo o resto», disse ele. Segundo ele, não importa quantos avanços científicos a indústria farmacêutica faça, os benefícios do exercício físico não têm igual.
Uma das modalidades preferidas é o cardio com pesos numa variação do pilates, com exercícios como agachamentos com pesos ou flexões de braços em ritmo acelerado. Esse tipo de exercício já foi referido em 2022 num estudo publicado pelo British Journal of Sports Medicine , que apontou que os idosos que realizavam treino de resistência uma ou duas vezes por semana, além de exercícios cardiovasculares, tinham risco 41% menor de morrer de doenças crónicas, como cancro e doenças cardíacas, em comparação com pessoas sedentárias.