30O procedimento faz parte da abdominoplastia e tem o objetivo de mudar a aparência do umbigo. Ameniza a cicatriz resultante da primeira cirurgia e torna a região mais harmoniosa. Existem diversas técnicas indicadas para realizar o procedimento, mas geralmente envolvem a remoção do excesso de pele e/ou gordura à volta, e a readequação do umbigo.
A cirurgia foi alvo do estudo “Umbilicoplastia triangular com retalho dérmico”.
A pesquisa foi publicada na revista Brazilian Journal of Plastic Surgery pelo especialista em cirurgia plástica, Bora Kostic.
O estudo analisou 194 pessoas que realizaram a abdominoplastia e umbilicoplastia através da técnica triangular com retalho dérmico, utilizada pelos autores desde 2004. A técnica consiste na realização de uma incisão triangular cercando o umbigo para remodelá-lo e reposicioná-lo.
Os resultados do estudo apontam que o método, em comparação com as técnicas circulares, permite um menor risco relativo e de estreitamento cicatricial. Além disso, proporciona uma área segura de fixação do retalho, o que reduz a possibilidade de abertura da sutura.