Partilhar

Universal Music retira canções de TikTok por desacordo com a plataforma

A empresa Universal Music Group (UMG), uma das maiores editoras discográficas do mundo, disse que vai retirar hoje as suas composições da rede social TikTok, devido a desacordos sobre um novo contrato com a firma chinesa.

31 Janeiro 2024
Forever Young

O gigante da indústria musical anunciou estar pronto a retirar o acesso às canções dos seus artistas – incluindo superestrelas como Taylor Swift, The Weeknd, Bad Bunny e Rosalia – da plataforma à meia-noite de hoje, altura em que expira o atual contrato com a TikTok, de acordo com um comunicado, avança a Lusa.

A Universal acusou a empresa tecnológica chinesa, sediada em Xangai, de utilizar táticas de intimidação para a forçar a aceitar um contrato “menos justo e menos valioso” do que o atual, a terminar hoje.

Na carta, a UMG explicou que a TikTok propôs, nas negociações do novo contrato, pagar aos artistas muito menos por reproduções e utilização das canções do que as outras plataformas de redes sociais oferecem.

Ao mesmo tempo, a UMG afirmou que a rede social recusou tomar medidas suficientes para proteger os artistas “da proliferação” de conteúdos gerados por inteligência artificial e da violação de direitos de autor.

“A TikTok está a tentar construir um negócio baseado na música, sem pagar o valor justo pela música”, refere a mesma nota.

As principais editoras discográficas recebem direitos das plataformas de ‘streaming’ e das redes sociais.

Por seu lado, a TikTok afirmou ser “triste e dececionante que a Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância à frente dos interesses dos seus artistas”, indicou em comunicado.

Ao descrever as declarações da Universal como “falsas”, a TikTok afirmou que a editora discográfica tinha “optado por se afastar do poderoso apoio de uma plataforma que tem mais de mil milhões de utilizadores e que serve de veículo gratuito para a promoção e descoberta do seu talento”.

Propriedade da empresa chinesa ByteDance, a TikTok é uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de mil milhões de utilizadores.

Apesar disso, a TikTok representa apenas cerca de 1% do volume de negócios total da Universal, indicou a UMG.

Mais Recentes

Nuria: conheça a próxima depressão que atingir Portugal esta semana

há 1 minuto

Novas regras do Registo Nacional de Utentes em vigor para melhorar serviços de saúde

há 12 minutos

Banda composta por utentes autistas ajuda músicos a ganhar autonomia

há 22 minutos

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo

há 31 minutos

Óbito : Morreu o ator Val Kilmer, de “Top Gun” e “The Doors”

há 1 hora

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 17 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 17 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 18 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 18 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 18 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 19 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 19 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 19 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 20 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 20 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 20 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 21 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 21 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 22 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.