Convém ter a certeza de que vai conseguir falar de tudo o que o preocupa, aproveitando ao máximo o tempo limitado que existe quase sempre numa consulta.
Pode ser um check-up regular, um exame físico, uma emergência ou um acompanhamento. Seja qual for o motivo, você economiza tempo e tem uma consulta melhor se vier preparado.
Organize-se
Priorizar. Pergunte a si próprio quais são as coisas mais importantes sobre as quais deseja conversar com o seu médico. Faça uma lista e coloque os maiores problemas em primeiro lugar.
Faça uma lista dos seus medicamentos. Anote nomes, doses e com que frequência toma os medicamentos.
Reveja o seu histórico de saúde. Se é a primeira vez que vai estar com este médico, ele vai querer saber sobre tudo sobre a sua saúde atual, como doenças e cirurgias anteriores. Leve raios-X e exames, se os tiver, e se estiverem relacionados com a sua doença
Considere trazer ajuda. Pode ser útil ter um amigo ou membro da família consigo. É bom ter um segundo par de ouvidos quando há muitas informações médicas.
Como falar com o seu médico
Verá melhores resultados se conversar bem e ouvir melhor o seu médico. Fale sobre os seus sintomas e preocupações. Seja o mais claro possível, porque isso ajuda o médico a descobrir o que se passa.