Partilhar

Vamos descomplicar a dor? Esse é o objetivo desta campanha

Associação Portuguesa para o Estudo da Dor promove literacia relativamente à dor

17 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) vai promover uma campanha de consciencialização que promete descomplicar, desmistificar e esclarecer a população sobre o que é a Dor. Esta iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Luta Contra a Dor que se assinala a 21 de outubro.

José Romão, coordenador da Unidade de Dor do Centro Hospitalar do Porto e responsável pela campanha “Descomplicar a Dor”, adianta que “a APED, seguindo a missão de promover a literacia relativamente à dor, vai através das novas formas de comunicação esclarecer conceitos, partindo de conhecimentos corretos do ponto de vista científico e recorrendo a uma linguagem acessível à maioria das pessoas. Deste modo, acreditamos poder contribuir para melhorar a qualidade de vida de quem padece de dor e simultaneamente ajudar a prevenir situações de dor inútil.”

Esta campanha será constituída por um conjunto de vídeos que permitem estabelecer uma base de confiança do doente em si próprio e na sua capacidade de participação e ação, reduzindo-se assim as distâncias físicas, comunicacionais e emocionais na sua relação com os profissionais de saúde. Os primeiros vídeos vão abordar temáticas como: A dor é toda igual; Comunicar bem para avaliar melhor; Dor e emoção; Dor e o comprimido mágico, Dor e sexualidade; Dor e movimento, Dor e trabalho e, por fim, Dor e alimentação.

Iuri Correia, médica especialista em medicina interna, reitera que “A dor não é simples e nunca é igual. Muda ao longo do tempo e de pessoa para pessoa. Não é apenas uma sensação física. A dor muda a maneira como nos sentimos, o nosso humor, o nosso comportamento e muitas vezes o nosso trabalho e as relações sociais”. E acrescenta: “Para que a dor não cause mais dores ainda, temos de a conhecer e dar a conhecê-la. Esta iniciativa, na qual participo com grande entusiasmo, tem o objetivo de facilitar e sensibilizar médicos e doentes a falar sobre a dor e todas as suas vertentes. Conhecer a dor é o primeiro passo para a combater. E quanto mais cedo melhor”.

O primeiro vídeo da campanha “Descomplicar a Dor” contará com a participação dos profissionais de saúde José Romão, Iuri Correia e Clara Abadesso. O principal objetivo será desmistificar alguns conceitos ligados à dor por forma a ajudar os doentes com dor a envolverem-se na abordagem da sua dor e serem “gestores” do seu problema.

Para Clara Abadesso, pediatra, “Ainda há muito caminho a percorrer na abordagem e prevenção da dor nas crianças. Por esse motivo, com esta ação queremos relembrar que é possível a pais e profissionais de saúde trabalharem com o estado-da-arte atual em relação à prevenção e tratamento da dor na criança e jovem! E tudo começa por compreender melhor o que é a dor na criança e no adolescente. Este trabalho conjunto, de pais e profissionais de saúde, é fundamental para manter as crianças o mais livre possível de dor, quer seja numa vacinação, numa ida ao hospital, num internamento ou nas situações de dor recorrente como dores de cabeça!”.

“A dor é um fenómeno complexo e desagradável, em certas circunstâncias útil para a manutenção da nossa integridade física, mas muitas vezes sem qualquer utilidade”, conclui José Romão. Estima-se que 36,7% da população adulta (maior de 18 anos) tenha dor. A incapacidade associada a esta doença afeta diretamente a vida pessoal, familiar, social e profissional dos doentes.

Mais Recentes

Espantoso: nunca misture estes alimentos com os brócolos

há 15 horas

Nem corrida nem ginásio: especialista explica por que razão é este o desporto da moda em 2025

há 16 horas

Estes são os meses de sorte para cada signo

há 16 horas

Sabe qual é a pimenta mais forte do mundo?

há 16 horas

Burnout: por que é esta síndrome mais comum nas mulheres do que nos homens?

há 16 horas

Óbito: Morreu o realizador francês Bertrand Blier

há 16 horas

«Lista desatualizada de doenças pode justificar fraudes na mobilidade», refere ministro

há 16 horas

Óbito: Morreu John Sykes, guitarrista dos Whitesnake e dos Thin Lizzy

há 16 horas

Psiquiatras por ChatGPT: opções e perigos de deixar a sua saúde mental nas mãos da IA

há 16 horas

Cancro da mama: estudos apontam que consumo de álcool pode causar a doença

há 17 horas

Inferno Astral: os 30 dias antes do aniversário são considerados uma época de azar. Mito ou verdade? A astrologia responde

há 17 horas

São muito apreciados pelos homens, mas quais são os melhores sabonetes para a limpeza corporal?

há 17 horas

Está na ordem do dia, mas a dieta dos ovos faz bem ou mal à saúde? Especialista dá a resposta

há 17 horas

Cafeína pura em pó: «uma colher de chá pode ser fatal», alerta especialista

há 18 horas

Estudo revela efeito surpreendente entre dieta e dor crónica

há 18 horas

Especialista responde: será que os sprays nasais podem afastar os vírus e prevenir constipações e gripes?

há 18 horas

Este estudo “atrevido” revela quais são as lesões sexuais mais comuns

há 19 horas

«É uma armadilha de açúcar»: nutricionista desmonta os benefícios de um alimento considerado saudável

há 19 horas

Regresso ao trabalho: estratégias para reduzir o stress e manter um estilo de vida equilibrado

há 20 horas

Mitos da perda auditiva: aparelhos auditivos vs. amplificadores

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.