CARBOIDRATOS
Pão branco é feito com farinhas refinada e tem alto índice glicêmico, portanto são absorvidos rapidamente. Ao aumentar rapidamente os níveis circulantes de glicose e insulina, desencadeiam uma série de reações metabólicas com potencial aumento de perfil inflamatório.
FRITOS
Batata frita, pastéis e todas os fritos de imersão impactam negativamente a saúde da pele: alimentos gordurosos no geral favorecem o surgimento da acne, pois estimulam a pele a produzir mais gordura através das glândulas sebáceas.
AÇÚCAR
O açúcar refinado talvez seja o ingrediente isolado que mais acelera o envelhecimento cutâneo, por fatores intrínsecos, e a radiação UV é o principal fator extrínseco.
CARNES ULTRAPROCESSADAS
Alimentos como salsicha, bacon e linguiça são exemplos de carnes processadas que podem ser prejudiciais à pele. São ricas em sódio e gorduras saturadas, que podem desidratar a pele e enfraquecer o colágeno, causando inflamação.
MANTEIGA E MARGARINA
As gorduras saturadas de origem animal, como a manteiga, são o segundo tipo de gordura que deve ser ingerida com muita moderação, devido aos seus impactos negativos na pele.
SALGADOS, BOLACHAS E BISCOITOS
São os principais causadores do envelhecimento da pele, por seu perfil pró-inflamatório, além de contarem com ‘calorias vazias.
REFRIGERANTES E BEBIDAS ALCOÓLICAS
Refrigerantes devem ser evitadas por todos. Já o consumo de água é essencial.