A clínica norte-americana Mayo alerta sobre o poder da amizade para a saúde mental. Fato que também foi confirado pela Forbes. A Southern Living também trouxe fatos importantes num estudo realizado em 2016, no qual provou que passar tempo com os amigos aumenta a oxitocina, conhecida como a “hormona do amor”.
A oxitocina é libertada quando se vivem situações positivas, isso causa segurança, felicidade e é até um excelente antídoto para afastar todos aqueles sentimentos ruins que se possa ter.
É por isso que sair para viajar com os amigos vai ajudar a manter-se mentalmente saudável. Viajar com os amigos com regularidade, aos fins de semana, por exemplo, pode ajudar a manter o equilíbrio e, ao mesmo tempo, a viver mais e melhor, pois existe uma relação entre a longevidade e as relações sociais.
Por outro lado, o isolamento social está ligado à mortalidade precoce, porque a influência do isolamento social é comparável a fatores de risco bem estabelecidos para a mortalidade.
Um estudo realizado em 2015 descobriu que a falta de conexões sociais é um fator de risco para mortalidade precoce comparável a fumar 15 cigarros por dia.