<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

Group of Friends Laughing
1 Abril 2025
Forever Young

Se já sentiu a necessidade de fugir com os amigos para um fim de semana de diversão e descanso, saiba que está a colocar em prática algo que a ciência já provou que faz bem à sua saúde mental.

A clínica norte-americana Mayo alerta sobre o poder da amizade para a saúde mental. Fato que também foi confirado pela Forbes. A Southern Living também trouxe fatos importantes num estudo realizado em 2016, no qual provou que passar tempo com os amigos aumenta a oxitocina, conhecida como a “hormona do amor”.

A oxitocina é libertada quando se vivem situações positivas, isso causa segurança, felicidade e é até um excelente antídoto para afastar todos aqueles sentimentos ruins que se possa ter.

É por isso que sair para viajar com os amigos vai ajudar a manter-se mentalmente saudável. Viajar com os amigos com regularidade, aos fins de semana, por exemplo, pode ajudar a manter o equilíbrio e, ao mesmo tempo, a viver mais e melhor, pois existe uma relação entre a longevidade e as relações sociais.

Por outro lado, o isolamento social está ligado à mortalidade precoce, porque a influência do isolamento social é comparável a fatores de risco bem estabelecidos para a mortalidade.

Um estudo realizado em 2015 descobriu que a falta de conexões sociais é um fator de risco para mortalidade precoce comparável a fumar 15 cigarros por dia.