Além de desconfortável, causa dor, vermelhidão e comichão. Depois, o pelo encravado pode dar origem a manchas e caroços. O pelo é basicamente uma infeção originada quando o pelo que não consegue romper a camada superior da epiderme para crescer na parte interior da pele.
A foliculite é um problema relativamente simples de resolver e até mesmo prevenir.
O pelo encravado na virilha tende a desaparecer com o tempo, sem necessidade de um tratamento específico. No entanto, há alguns cuidados que se devem adotar para aliviar o problema e evitar que volte a acontecer.
Higiene da lâmina
Se costuma depilar-se com lâmina, o ideal é que ela esteja bem afiada. É recomendado trocar a lâmina frequentemente e fazer a sua higienização sempre antes de utilizar. Use água quente e sabão antisséptico para eliminar as bactérias.
Não partilhe a lâmina
A partilha pode tornar o objeto mais propenso a causar infeções.
Direção dos pelos
O ideal é depilar-se seguindo a direção dos pelos. isto diminui as possibilidades de se cortar e ter infecções.
Lave a pele com água morna
Lave a pele com água morna e um sabonete neutro diariamente. Isso vai facilitar a dilatação dos poros o que favorece a remoção do pelo encravado.
Creme ou pomada
Um dermatologista pode indicar um tratamento que inclui dermocosméticos, como pomada, loção ou gel com antibióticos.
Esfoliação
Ao esfoliar a pele com movimentos circulares, elimina a camada mais superficial e suas impurezas. O ideal é fazer uma esfoliação na região uma vez por semana, quando a pele não estiver inflamada.
Hidratação
O uso frequente de cremes hidratantes evitam a pele seca e amolecem o folículo piloso, o que ajuda na saída do pelo encravado.