<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Voto em mobilidade: exige Cartão de Cidadão e pode fazer-se no estrangeiro

4 Junho 2024
Forever Young com Lusa

Os cidadãos que pretendam votar em mobilidade têm de apresentar o Cartão de Cidadão em qualquer mesa de Portugal continental, regiões e estrangeiro, alertou hoje à Lusa o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Votar em mobilidade “significa que em vez de ter de se deslocar à sua mesa de voto habitual onde está recenseado, tem a faculdade de, se o desejar sem prejuízo de manter as suas rotinas de sempre, poder ir a outro sítio” fazê-lo, disse Fernando Anastácio, porta-voz da CNE.

Agora, para realizar o voto em mobilidade nas eleições europeias de 09 de junho, ou seja, em qualquer mesa de voto do país ou do estrangeiro, o cidadão terá de “levar o Cartão de Cidadão”, lembrou o responsável. O Bilhete de Identidade e outros documentos de identificação não permitem o voto em mobilidade.

A aplicação digital do Cartão de Cidadão também pode ser utilizada.

Além disso, através do portal do eleitor (www.portaldoeleitor.pt) é possível saber onde ficam as mesas voto mais perto e a sua afluência em tempo real, destacou o porta-voz da CNE.

“Qualquer pessoa recenseada pode votar em Portugal continental, regiões e até no estrangeiro”, referiu.

Se uma pessoa estiver recenseada no Algarve e de férias em Paris poderá votar, tendo apenas de apresentar o Cartão de Cidadão.

“Vota na rede consular” e para tal basta consultar a página da CNE, adianta. A votação no estrangeiro decorre nos dias 08 e 09 de junho.

Quanto a um reforço do número de boletins de voto disponíveis nas mesas, Fernando Anastácio disse que, “mesmo que não houvesse voto em mobilidade, as mesas recebem sempre 20% acima dos votos dos eleitores que estão inscritos”.

Por exemplo, “se uma mesa tem 1.200 eleitores, recebe 1.500 boletins de voto”, ilustrou, referindo que isso acontece em todo país.

“Há mecanismos que estão organizados” que afastam qualquer problema de logística de eventual falta de boletins de voto numa determinada mesa de voto, reforçou.

Segundo “as projeções e a organização que a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna tem sobre isso organizado com as câmaras, o material para votos será o suficiente para todos os sítios”, asseverou.

Nos sítios “onde há uma previsão de que possa haver um maior aglomerado estão criados os mecanismos para que não faltem boletins de voto”, prosseguiu, garantindo que essa “não é a preocupação dominante”.

A maior preocupação é que “todos os sistemas funcionem do ponto de vista das comunicações, essa é que é a novidade”, rematou.

As assembleias de voto abrem no domingo às 08h00 e fecham às 19h00.

Mais Recentes

Passar tempo de qualidade com os netos pode ajudar a que viva mais 20 anos

há 6 horas

Há quem diga que sim, mas será mesmo este o signo mais falso?

há 7 horas

O mundo (e Portugal) atravessam tempos difíceis: como podemos alcançar a felicidade?

há 7 horas

Apesar de frequentemente criticado este alimento pode realmente ajudar o seu metabolismo

há 7 horas

Enxaqueca: novo medicamento retarda sintomas pré-existentes

há 7 horas

Pouco espaço em casa? Ikea tem uma poltrona que se transforma em cama

há 8 horas

Depois do cinema Robert De Niro anuncia abertura do seu primeiro hotel: saiba onde ficará localizado

há 8 horas

Quase 17 mil euros é quanto custa o menu mais caro do mundo

há 8 horas

Esta região bem conhecida dos portugueses adia aumento do imposto turístico

há 9 horas

Este é quarto de hotel mais luxuoso do mundo: cada noite custa mais de 85 mil euros

há 9 horas

Cinco estratégias simples para “reprogramar” os genes e viver melhor

há 9 horas

Descontos até 50%: venha celebrar a beleza com esta promoção de O Boticário

há 9 horas

Ikea inaugura o seu primeiro hotel aqui bem perto (e a 5 minutos da praia)

há 9 horas

Nunca ignore os conselhos das pessoas nascidas nestas 10 datas

há 10 horas

Estas são as 5 cidades mais felizes do mundo em 2025

há 12 horas

Chega hoje às lojas e vai esgotar: LIDL apresenta um super aspirador e o melhor é o seu preço

há 12 horas

Tenha o cabelo com que sempre sonhou com esta novidade da Mercadona (por menos de 4 euros)

há 12 horas

Como evitar burlas com chamadas internacionais de números desconhecidos

há 12 horas

Como fazer o pedido de reforma em 2025: todas as respostas aqui

há 13 horas

Óbito: Morreu Francisco Gonçalves, figura icónica da comunidade motard de Castelo Branco

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.