10 factos inacreditáveis (e curiosos) sobre o amor e a paixão

Este é um sentimento poderoso capaz de alterar a nossa atividade cerebral, diminuir a sensação de dor e até ajudar a viver mais tempo, segundo indicam os estudos científicos.

Estar numa relação amorosa nunca é inteiramente fácil. Existem sempre dificuldades, desentendimentos e momentos menos bons. No entanto, na maior parte dos casos, vale sempre a pena ser capaz de ultrapassar estes obstáculos para conseguir obter os inúmeros benefícios que o amor pode oferecer.

Estar a apaixonado é uma sensação incrível e poderosa. É algo capaz de nos fazer sentir bem, menos ansiosos e mais saudáveis. Existem diversos estudos cientificam que apontam para os inúmeros benefícios associados a este estado emocional.

 

Eis alguns dos principais factos sobre o amor e a paixão, recolhidos pelo portal BestLife, que revelam bem a forma positiva como este tipo de sentimentos pode ajudar a transformar as nossas vidas.

 

  1. Estar apaixonado é semelhante a uma droga

A sensação de euforia provocada por um novo relacionamento é capaz de ser a mesma que está associada ao consumo de estupefacientes. De acordo com um estudo publicado no The Journal of Sexual Medicine, ambas estas “ações” favorecem a libertação de dopamina, oxitocina e adrenalina. Estes “ingredientes” provocam um estado de euforia e leveza.

 

  1. Abraçar um parceiro funciona como um anti-stress instantâneo

Da próxima vez que se sentir mais stressado o melhor que pode fazer é mesmo dar um abraço a uma pessoa que ama verdadeiramente. Um estudo da University of Carolina, descobriu que quando os casais se abraçam existe um aumento dos níveis de oxitocina – hormona responsável por um menor stress e por uma melhor disposição emocional.

 

  1. Um coração feliz é um coração saudável

Viver uma relação amorosa feliz e satisfatória é uma das coisas que pode impactar mais a sua vida, tanto em termos emocionais como físicos. De acordo com um estudo que recolheu dados de mais de 3.5 milhões de pessoas, os adultos com menos de 50 anos já casado revelaram ter um risco 12% menor de sofrer doenças cardíacas quando comparado com os solteiros ou divorciados.

 

  1. Os casais sincronizam a sua frequência cardíaca

De acordo com um estudo da University of California, sempre que um casal olha diretamente para os olhos um do outro isso provoca uma interessante reação orgânica. Os investigadores determinaram que após 3 minutos os participantes apresentavam ritmos cardíacos extremamente semelhantes, podendo isso estar relacionado com a ligação emocional dos casais.

 

  1. Suaviza a dor crónica

Sendo certo que o amor não pode simplesmente substituir a medicina moderna, a verdade é que é capaz de ser um importante aliado no alívio da dor. Um estudo da Stanford University School of Medicine revelou que os sentimentos mais calorosos e amorosos podem gerar o mesmo tipo de resposta no cérebro que os analgésicos.

 

  1. É capaz de transformar positivamente a sua personalidade

Até as pessoas mais negativas e pessimistas podem mudar, de acordo com as conclusões de um estudo publicado no Journal of Personality. Após acompanharem 245 jovens casais durante 9 meses, os investigadores concluíram que o estar numa relação permitiu que os indivíduos mais neuróticos se sentissem mais otimistas, positivos e confiantes. Esta transformação está provavelmente associada ao impacto das experiências positivas vividas enquanto casal.

 

  1. Diminui a pressão arterial

Ter uma pressão arterial muito elevada (também conhecida por hipertensão) é um problema de saúde associado a inúmeras situações perigosas, tais com um elevado risco de ataque ou doença cardíaca. Felizmente um estudo publicado no Annals of Behavioral Medicine descobriu que o simples facto de se estar casado e feliz pode contribuir para uma redução da pressão arterial.

 

  1. O cheiro é tão importante quanto o visual

De acordo com os especialistas, a atração está tão relacionada com o visual e personalidade da pessoa como com um seu cheiro. Certos odores naturais são capazes de nos cativar bastante mais do que outros. Tudo isso está relacionado com as feromonas. Estas substâncias químicas são libertadas através do suor e podem ser capazes de intensificar a atração sexual.

 

  1. O casamento mais longo de sempre durou 86 anos

Da próxima vez que alguém lhe disser que o amor verdadeiro não existe lembre-se deste caso. De acordo com o Guinness, Herbert e Zelmyra Fisher foram capazes de quebrar em fevereiro de 2011 o recorde mundial do casamento mais longo da História. 86 anos e 290 dias de relação conjugal. O segredo? Segundo o casal, tratou-se apenas de respeitar as necessidades de cada um e da família no geral.

 

  1. Ajuda a viver mais tempo

Primeiro o amor, depois o casamento e de seguida… viver mais tempo? Pode parecer estranho, mas de acordo com um estudo publicado no Journal of Marriage and Family, os indivíduos casados registam uma probabilidade 58% menor de morrerem num período de 8 anos, quando comparados com outros adultos que nunca subiram ao altar.

 

 

 

 

Ler Mais