10 incríveis filmes de ação protagonizados por atores com mais de 50 anos

Quem disse que a “Indústria” não é para velhos? Estes atores mais experientes provaram que não devem nada às gerações mais novas.

Estamos habituados a ver filmes de ação protagonizados por entusiasmantes e jovens atores capazes de realizar todo o tipo de cenas, por mais desafiantes que possam parecer. Estas “estrelas” estão no pico das suas capacidades físicas e pretendem criar uma carreira longa na indústria cinematográfica.

Com o passar dos anos pode ser desafiante para alguns atores mais envelhecidos encontrar papéis semelhantes. Projetos que possam protagonizar com confiança e no qual possa evidenciar ainda a sua aura e poderio físico.

[Leia também: Serão estes os melhores filmes musicais de todos os tempos?]

A verdade é que a idade não deve ser uma sentença. Sobretudo nos últimos anos temos conseguido assistir a um conjunto de filmes de ação de sucesso que provam que atores mais maduros podem igualmente “encabeçar” grandes projetos deste gênero.

Eis uma lista de 10 destes exemplos, partilhada recentemente pelo portal AARP.

 

  1. Taken (2009)

Antes deste filme, o ator Liam Neeson era uma figura de destaque em diversos filmes dramáticos e sérios, tais como a Lista de Schindler ou Michael Collins. No entanto ao protagonizar “Taken” decidiu dar um novo caminho à sua carreira e surpreender grande parte do público com este thriller entusiasmante sobre um pai que procura salvar a sua filha. Na altura o ator tinha já 56 anos.

 

  1. The Equalizer (2014)

Provavelmente este não será o filme mais reconhecido de Denzel Washington. Não ganhou um Óscar ou mereceu algum tipo de grandes louvores, no entanto este filme serviu para provar que, mesmo já com 59 anos, o ator era capaz de interpretar um indivíduo intimidante e violento que procura restabelecer apenas um pouco de justiça.

 

  1. Jonh Wick: Chapter 3 – Parabellum (2019)

Keanu Reeves é um daqueles atores que parece desafiar as Leis da Ciência. A sua aparência dá-nos a sensação de que não envelheceu um dia. Continua tão ativo e jovial como nos tempos de “The Matrix”. Neste terceiro capítulo da popular saga “John Wick”, Reeves (54 anos) junta-se a Halle Berry (52 anos) para conseguir eliminar mais um conjunto alargado de criminosos e mafiosos.

 

  1. Jackie Brown (1997)

O realizador Quentin Tarantino parece ter um talento intrínseco para reavivar a carreira de certos atores. Tal como fez com Jonh Travolta em “Pulp Fiction”, conseguiu também em “Jackie Brown” voltar a colocar as luzes da ribalta sobre um outro intérprete algo esquecido: a fabulosa Pam Grier. Com 48 anos, a atriz foi capaz de protagonizar um dos filmes mais memoráveis de Tarantino.

 

  1. The Old Man & the Gun (2018)

Baseado numa história verídica, este filme deu-nos oportunidade de ver Robert Redford – já com 82 anos – a interpretar um assaltante profissional que consegue escapar da prisão e volta a assaltar bancos como antigamente. Este filme conjuga na perfeição o humor e alguma tensão.

 

  1. Red (2010)

Neste filme é nos dado a conhecer a história ficcional de um grupo de ex-militares da CIA, agora reformados, que regressam à atividade para colocar um fim a uma perigosa conspiração. Apesar da presença de atores magníficos como Morgan Freeman ou Jonh Malkovich, é Hellen Mirren que com 65 anos consegue mais cativar e impressionar o público com a sua capacidade “destruidora”.

 

  1. Space Cowboys (2000)

Clint Eastwood desempenha o papel de um reformado ex-engenheiro da NASA a quem é pedido que regresse à atividade devido a um incidente com um satélite russo. A tecnologia associada ao aparelho é tão ancestral que apenas a antiga equipa de Eastwood será capaz de saber exatamente o que fazer. Uma lembrança de que por vezes é necessário um conhecimento analógico para fazer frente aos constrangimentos do digital.

 

  1. The Foreigner (2017)

A estrela de artes marciais Jackie Chan sempre foi uma espécie de mistura entre Bruce Lee e Fred Astaire, conhecido por ser altamente destemido. Mesmo já com mais de 60 anos recusa-se a parar, tal como prova este thriller internacional repleto de ação. Com 63 anos o ator demonstrou que continua a movimentar-se com uma agilidade impressionante.

 

  1. The Expendables (2010)

A ideia para o filme “The Expandables” era simples: vamos reunir todos os “mauzões” de Hollywood e colocá-los a batalhar entre si. Revelou-se a oportunidade ideal para voltar a ver nomes como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger – com 64 e 63 anos respetivamente. É um filme engraçado, repleto de violência gratuita, que promete colocar um sorriso na sua cara.

 

  1. Mission: Impossible – Fallout (2018)

Tom Cruise é neste momento provavelmente uma das figuras mais lendárias de Hollywood. O ator continua envolvido em projetos megalômanos, de grande orçamento. A saga “Missão Impossível” é talvez o maior símbolo da sua ambição e coragem. Conhecido por realizar todas as suas cenas de ação, neste filme Cruise (na altura com 56 anos) teve que saltar entre dois edifícios e realizar um conjunto de outras perigosas cenas que inclusive o deixaram com algumas lesões.

 

 

[Leia também: Quer ser um melhor líder? Estes filmes prometem ajudar]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...