10 truques e dicas para aprender a “dominar” o seu micro-ondas

Todos temos um em casa, mas será que usamos todo o seu potencial? Prepare-se para se surpreender .

É seguro afirmar que todos temos um micro-ondas nas nossas casas. Este é um utensílio indispensável no nosso dia-a-dia. Usamos este aparelho para aquecer as nossas sopas, as nossas refeições, em 2 ou 3 minutos com total facilidade. Caso seja como a maioria das pessoas o mais provável é que carregue sempre nos mesmos botões e nunca use nenhuma das outras funcionalidades.

No entanto, a verdade é que as ondas eletromagnéticas do seu micro-ondas podem ser usadas para ajudar a concretizar dezenas de tarefas diferentes. Muitas delas nada têm a ver com comida!

Independentemente de estar a querer preparar alguma refeição deliciosas ou simplesmente a querer simplificar uma tarefa doméstica, estas são alguns dos truque e dicas que deve conhecer.

  1. Cozinhar legumes a vapor com rapidez

Para cozinhar os seus legumes baste que utilize uma taça pronta a ir ao micro-ondas e coloque no seu interior os seus vegetais cortados uniformemente em pequenos pedaços. Adicione um pouco de água, se necessário. Cubra tudo com uma pelicula de plástico celofane. Aqueça durante alguns minutos e ao retirar faça um buraco no plástico para libertar o vapor.

  1. Aquecer bem a comida

Se estiver a usar um prato redondo, uma das dicas mais importante é saber colocar bem a sua comida de forma a que esta aqueça uniformemente. Deve conseguir criar uma forma circular, com um espaço mais liberto no meio.

  1. Limpar e desodorizar meias

Sim, é possível. Se estiver com muita pressa e a precisar mesmo de umas meias “frescas”, então coloque as meias sujas numa tigela cheia de água e sabão ou detergente. Depois basta aquecer este recipiente no micro-ondas durante 10 minutos para que tudo fique bem limpo.

  1. Fazer tacos mexicanos

Se tiver algumas tortilhas no seu estado natural (moles e espalmadas) mas quiser fazer um taco com a sua forma original, então basta colocar a tortilha no interior do micro-ondas e aquecer durante um minuto. A tortilha irá “levantar” e adotar a sua forma característica.

  1. Aquecer duas taças largas simultaneamente

Caso precise de aquecer duas tigelas ao mesmo tempo, mas não tenha espaço suficiente no interior do micro-ondas para as colocar lado-a-lado, então uma boa solução é conseguir elevar uma das tigelas para ganhar espaço. Coloque-a em cima de um copo ou de uma taça pequena virada para baixo.

  1. Obter mais sumo dos frutos

Esta é uma dica rápida e eficaz. Se quiser obter um pouco mais de sumo do seu limão ou lima basta que os coloque durante 10 segundos a aquecer no micro-ondas. Pode igualmente congelar primeiro as suas frutas e utilizar este processo para descongelar e retirar o sumo.

  1. Evite recipientes quadrados

Os tupperwares em formato quadrado não são a melhor opção para aquecer comida. Nestes casos o calor e energia tendem a acumular-se mais nos cantos do recipiente, podendo acabar por deixar o centro da refeição menos aquecido. Em alternativa, opte por um tupperware circular.

  1. Faça o rímel durar mais tempo

Sim, não é magia. Caso o seu rímel esteja já algo seco, mas ainda o queira utilizar durante mais tempo esta poderá ser uma boa opção. Aqueça durante 30 a 40 segundos. Este calor será suficiente para soltar o interior da embalagem, tornando-o mais fluído outra vez. Garanta apenas que o seu rímel não tem nenhum metal e escolha colocá-lo dentro de um copo de água para evitar dissipar energia.

  1. Descristalizar o mel

Ninguém gosta de ver o seu frasco de mel ficar rijo e seco. Felizmente se colocar o mesmo no interior do seu micro-ondas durante 30-60 segundos, vai conseguir voltara a humedecer a textura do mel. Depois basta saborear. É simples.

  1. Limpar eficazmente o interior

É natural que no final do dia, depois de várias utilizações, o seu micro-ondas possa estar bem sujo e a cheirar mal. As sujidades acumulam-se nestes aparelhos com muita facilidade. Uma boa e simples estratégia para ajudar a limpar é utilizar uma metade de limão, colocá-la dentro de um copo de água e deixar aquecer durante 3 minutos. Quando terminar, não abra logo a porta do equipamento, deixe repousar durante 5 minutos para que o vapor consiga eliminar/soltar todas as sujidades. No final basta passar um pano seco no interior. O micro-ondas fica limpo, sem necessitar de utilizar nenhum produto caro ou quaisquer químicos perigosos.

[Leia também: Da garganta irritada às limpezas: Vinagre de Sidra e os seus usos (surpreendentes)]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...