A Euronews revela um guia para 14 das melhores exposições que acontecem nos próximos dois meses na Europa e que não deve mesmo perder. .
‘Surrealismo’ no Centro Pompidou (Paris, França)
Este ano marca o 100º aniversário do nascimento do Surrealismo – celebrando a publicação do Manifesto Surrealista em outubro de 1924. A exposição “Surrealismo; no Centro Pompidou de Paris”, reúne obras de artistas icónicos como Salvador Dalí , René Magritte, Max Ernst e Joan Miró.
‘Mark Bradford: Keep Walking’ no Hamburger Bahnhof (Berlim, Alemanha)
Mark Bradford: Keep Walking , marca a reabertura do histórico complexo de edifícios Rieckhallen no Hamburger Bahnhof em Berlim. Abrangendo duas décadas, a mostra apresenta 20 das obras do artista de 62 anos, incluindo pinturas, esculturas e instalações, que exploram raça, gênero e desigualdade econômica.
‘Mark Bradford: Keep Walking’ no Hamburger Bahnhof ficará em cartaz até 18 de maio de 2025 .
DAS MINSK em Potsdam apresenta a maior pesquisa institucional do falecido Noah Davis (1983-2015). Apresentando mais de 50 obras, esta retrospetiva abrange toda a carreira de Davis e mais tarde viajará para o Barbican de Londres e o Hammer Museum em Los Angeles.
‘Noah Davis’ no DAS Minsk é até 5 de janeiro de 2025.
‘Van Gogh: Poetas e Amantes’ na National Gallery (Londres, Reino Unido)
A National Gallery apresenta mais de 60 obras impressionantes do lendário Vincent Van Gogh , incluindo “Noite Estrelada Sobre o Rhône”, “A Casa Amarela” e “Girassóis”.
‘Van Gogh: Poetas e Amantes ‘ está em cartaz na National Gallery até 19 de janeiro de 2025 .
Esta mostra reúne o trabalho vibrante e inovador do grupo Die Brücke (A Ponte), que abalou a cena artística do início do século XX com as suas cores vivas e formas simplificadas.
“Expressionismo Alemão” no Moderna Museet acontece até 9 de março de 2025 .
‘Céline Laguarde (1873-1961): Fotógrafa’ no Musée d’Orsay (Paris, França)
O Musée d’Orsay destaca o trabalho de Céline Laguarde, uma figura pioneira no pictorialismo do início do século XX, em uma grande retrospetiva. É a primeira exposição dedicada exclusivamente a uma fotógrafa ativa na França antes da Primeira Guerra Mundial. A
‘Céline Laguarde (1873-1961): Fotógrafa’ no Musée d’Orsay ficará em exposição até 12 de janeiro de 2025 .
‘Monet e Londres: vistas do Tâmisa’ na Courtauld Gallery (Londres, Reino Unido)
Pela primeira vez em 120 anos, a Courtauld Gallery em Londres reuneas pinturas impressionistas de Londres de Claude Monet . Criadas durante as estadias do artista francês na capital entre 1899 e 1901, a série inclui obras da Ponte Charing Cross, Ponte Waterloo e das Casas do Parlamento.
‘Monet e Londres: vistas do Tâmisa’ na Courtauld Gallery ficará em cartaz até 19 de janeiro de 2025 .
‘Helen Frankenthaler: Pintura sem regras’ no Palazzo Strozzi (Florença, Itália)
Através da sua técnica inovadora de imersão e coloração, que envolvia despejar tinta a óleo diluída em tela sem primer, e abordagem única à abstração, Helen Frankenthaler transformou o campo da pintura e abriu caminho para futuras gerações de artistas.
‘Helen Frankenthaler: Painting without Rules’ no Palazzo Strozzi acontece até 26 de janeiro de 2025 .
‘Chagall’ no Museu ALBERTINA (Viena, Áustria)
Em até 9 de fevereiro de 2025, o museu ALBERTINA está exibe cerca de 90 obras encantadoras de Marc Chagall, talvez o mais famoso artista judeu do século XX.
‘Chagall’ no Museu ALBERTINA ficará em exposição até 9 de fevereiro de 2025 .
‘Paula Rego: Power Games’ no Kunstmuseum Basel (Basileia, Suíça)
Paula Rego, uma das pintoras figurativas mais atraentes das últimas décadas, está finalmente em exibição na Suíça, no Kunstmuseum Basel.
‘Paula Rego: Power Games’ no Kunstmuseum Basel acontece até 2 de fevereiro de 2025 .
‘Rembrandt-Hoogstraten’ no Kunsthistorisches Museum Viena (Viena, Áustria)
Viena,o Kunsthistorisches Museum exibe o mestre barroco Rembrandt numa exposição sem precedentes. A apresentação reúne uma gama excepional de empréstimos internacionais para destacar o relacionamento fascinante entre o influente artista holandês da Era de Ouro e seu talentoso aluno, Samuel van Hoogstraten.
‘Rembrandt-Hoogstraten’ no Kunsthistorisches Museum Wien funciona até 12 de janeiro de 2025 .
‘Jean Tinguely’ no Pirelli HangarBicocca (Milão, Itália)
A exposição, que vai das décadas de 1950 a 1980, no Pirelli HangarBicocca, apresenta mais de 30 das esculturas cinéticas mais seminais do artista suíço Jean Tinguely (conhecidas oficialmente como Métamatics).
‘Jean Tinguely’ no Pirelli HangarBicocca ficará em cartaz até 2 de fevereiro de 2025 .
‘Human, Prix Pictet’ no Ratskeller do Cercle Cité (Luxemburgo, Luxemburgo)
Se é fã de fotografia, não perca a exposição ‘Human, Prix Pictet’, inaugurada no histórico Cercle Cité’s Ratskeller em Luxemburgo. O trabalho de 12 fotógrafos selecionados de classe mundial está em exibição sob o tema ‘Human’.
‘Human, Prix Pictet’ no Ratskeller do Cercle Cité acontece até 19 de janeiro de 2025 .
‘Gabriele Münter: A Grande Pintora Expressionista ‘ no Museu Nacional Thyssen-Bornemisza (Madri, Espanha)
Gabriele Münter, membro fundador do revolucionário grupo Blue Rider é celebrada numa nova exposição arrebatadora no Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, marcando a primeira grande retrospetiva de seu trabalho na Espanha.
‘Gabriele Münter: A Grande Pintora Expressionista’ no Museu Nacional Thyssen-Bornemisza ficará em exposição de 12 de novembro de 2024 a 9 de fevereiro de 2025 .