Os cães afastam a solidão
A solidão é um problema crescente na sociedade, sendo que ter um cão oferece algum conforto. De facto, referem os especialistas que ter cães pode reduzir a solidão.
Ter um cão faz bem ao seu coração
Ter um cão pode, literalmente, fazer bem ao coração. Dizem os especialistas que os donos de cães tinham um menor risco de morte.
Estudos sugerem que os donos de cães têm níveis mais baixos de pressão arterial e respostas melhoradas ao stress. O vínculo entre humanos e cães também reduz o stress, uma das principais causas de problemas cardiovasculares.
Ajudam a aliviar o stress
Os cães são verdadeiros terapeutas naturais para o stress e a ansiedade. Fazer festas a um cão familiar reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, diminui a respiração e relaxa músculos tensos.
Ajudam a lidar com momentos de crise
Para aqueles que enfrentam situações de crise, como Transtorno de Stress Pós-Traumático (TEPT), os cães podem ser verdadeiros salvadores.
Os cães motivam a manter-se fisicamente ativo
Os cães são a melhor motivação para se manter fisicamente ativo. Um estudo britânico de 2019 descobriu que os donos de cães são quase quatro vezes mais propensos do que os não donos de cães a terem atividade física.
Tornam os seus donos mais atraentes
Se procura uma maneira de se tornar mais atraente, ter um cão pode ser a resposta. A presença de um cachorro pode fazer as pessoas parecerem mais simpáticas e atraentes.
Podem ajudar a socializar
Ter um cachorro torna as pessoas mais acessíveis e dá um assunto de conversar. Cerca de 40% dos donos de cães relatam ter mais facilidade em fazer amigos. Os cães proporcionam uma maneira perfeita de conhecer estranhos e fazer novas amizades.
Trazem mais alegria
Para além dos benefícios amplos para a saúde associados à posse de um cachorro, os cães também conseguem melhorar naturalmente o humor. A simples presença de um cão pode elevar o ânimo.
Cães podem ter muitos benefícios nos idosos
Os efeitos positivos dos cães em idosos são notáveis. Terapia com animais de estimação pode melhorar a função cognitiva de pessoas com doenças mentais. Estudos mostraram diminuições significativas em comportamentos agitados em idosos com demência, bem como interações sociais melhoradas.