O desejo sexual é algo sentido de maneira diferente por todas as pessoas e casais. A este respeito é praticamente impossível conseguir um alinhamento perfeito entre um casal, sobretudo se este viver uma relação de longo-prazo. Assim é natural que com o tempo possam existir momentos em que um dos membros do casal perca algum do seu desejo e interesse, gerando desta forma um maior afastamento.
Conseguir voltar a fazer mais sexo não é apenas, na maioria dos casos, uma questão relacionada com conseguir tornar o ato sexual mais entusiasmante. Não, na maioria dos casos isto passará sobretudo pela capacidade de enfrentar os problemas que possam estar a tornar a experiência sexual mais desagradável ou stressante.
[Leia também: Casamento sem sexo: cinco perguntas e respostas que deve conhecer]
Habitualmente os problemas sexuais manifestam-se também fora do quarto. Podem ser inteiramente provocados por fatores externos ao ato sexual. Se por exemplo um dos parceiros é mais critico ou insensível durante o sexo, então o mais provável é que isso aconteça também fora do quarto, em outras situações em que ele revele a sua falta de consideração.
No fundo, quem somos na cama é também o reflexo de quem somos na vida real. Isto significa que os problemas sexuais são sobretudo problemas da relação, que necessitam de ser resolvido para melhorar esta componente mais íntima.
De acordo com a especialista Caitlin Cantor da Psychology Today, estes problemas devem ser assim resolvidos fora do quarto, com tempo e paciência. Acima de tudo será importante conseguir através da conversação entender melhor os problemas e procurar fortalecer a conexão. Fazer um esforço ativo para que ambos se sintam confortáveis e seguros para partilhar com o outro as suas maiores inseguranças e necessidades. Apenas de uma forma totalmente vulnerável irá ser possível fortalecer a intimidade do casal.
Existem 3 pontos em particular que devem ser fortalecidos pelo casal, tal como explica Cantor. Estes são os pilares fundamentais que podem ajudar a desbloquear certas questões mais negativas, estimulando assim uma prática sexual mais frequente e prazerosa.
- Seja menos crítico
A comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer relação. Neste sentido é necessário ressalvar a importância de saber expressar adequadamente os nossos sentimentos e necessidades. Conseguir de uma forma sincera falar sobre estes temas sem assumir um tom muito crítico é necessário para evitar magoar os sentimentos da outra pessoa. Seja capaz de estimular estas conversas e comentários de uma forma construtiva e ligeira.
- Preserve o respeito
No meio de todos os problemas e discussões pode ser complicado assegurar o respeito pela outra pessoa, no entanto isto é algo essencial. Conversar com a outra pessoa com um tom negativo e enraivecido vai sempre dificultar o entendimento. Não perca o discernimento e evite comentários desagradáveis e incorretos. Este tipo de interação apenas vai continuar a afastar o casal e diminuir os níveis de desejo sexual. Escolha criar um ambiente emocional seguro na sua relação.
- Esteja mais presente
Este ponto é fundamental para conseguir aproximar o casal. Sobretudo no que diz respeito à componente sexual, se ambos deixarem de sentir esta forte conexão então o mais provável é que deixem de ter desejo sexual. Evite passar demasiado tempo a olhar para dispositivos eletrónicos e garanta que tem tempo suficiente para falar com o seu parceiro, ver um filme em conjunto, ir beber um copo, etc. Estes tipos de atividades vão inevitavelmente aproximar o casal, estimular a sua intimidade e, por conseguinte, o seu desejo sexual.
[Leia também: 7 mitos sobre o sexo (e como na realidade não é bem assim)]