<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

4 receitas ideais (e deliciosas) para conseguir diminuir o seu desperdício alimentar

Sabia que 40% do desperdício alimentar em Portugal é realizado dentro de casa? E que, cerca de 25% dos alimentos que compramos acabam no lixo?

Por: Gabriela Meliscki, equipa Eat Well Holmes Place Aveiro

 

O desperdício dentro de casa contribui para os milhões de quilos de alimentos desperdiçados todos os anos. Esta situação ocorre devido a diversos fatores, nomeadamente: o acondicionamento inadequado dos géneros alimentícios e a falta de planeamento quando se efetuam as idas as compras de supermercado. Consequentemente os alimentos passam da data de validade e não são consumidos. Outra razão está relacionada com o facto de maioritariamente apenas se consumir as partes mais convencionais do próprio alimento, desperdiçando cascas, talos e sementes.

 

De forma a minimizar o desperdício dentro de casa, uma boa alternativa é realizar o aproveitamento de alimentos na sua íntegra, uma vez que parte do valor nutricional dos alimentos também se encontra nas cascas, talos, sementes e folhas, além de ser mais uma opção para variar a preparação dos pratos.

 

Para lhe ajudar a minimizar o desperdício, apresentamos um menu com sugestões de receitas com especial atenção ao aproveitamento dos alimentos por inteiro:

 

Entrada 

Paté de talos

Paté de talos | Desperdício alimentar | Nutrição | Holmes Place

 

Ingredientes:

• 1 colher de sobremesa de azeite

• 1 cebola pequena

• 1 chávena de talos cozidos (de agrião, espinafre, brócolos etc.)

• 1 iogurte vegetal de soja

• Temperos a gosto

 

Preparação: 

Num tacho comece por refogar os talos picados e cozidos, e adicione os temperos e o azeite. Deixe arrefecer e acrescente o iogurte vegetal, com o auxílio de uma varinha mágica e misture os ingredientes.

Tabela nutricional Paté de talos | Desperdício alimentar | Nutrição | Holmes Place

 

Salada de casca de abóbora

Salada de casca de abóbora | Desperdício alimentar | Nutrição | Holmes Place

Ingredientes:

• 2 chávenas de casca de abóbora (de qualquer variedade)

• 1 chávena de cebola cortada em tiras finas

• 1 colher de sopa de azeite

• 1 colher de sopa de vinagre

• Sal e oregãos a gosto

 

Preparação:

Lave a abóbora em água corrente, descasque e rale a casca. Numa panela, com água a ferver cozinhe a casca de abóbora. Depois de cozida, escorra a água e deixe arrefecer. Junte a cebola, os oregãos, o azeite, o vinagre e o sal. Leve ao frigorífico antes de servir.

 

Tabela nutricional salada de casca de abóbora | Desperdício alimentar | Nutrição | Holmes Place

 

Prato Principal

Quiche de Casca de Banana e talos

Quiche de casca de banana e talos | Desperdício alimentar | Nutrição | Holmes Place

Ingredientes:

• 200 g de tofu

• 1 cebola picada

• 4 dentes de alho

• Folhas de 1 alho francês

• Molho de 1 talo de couve

• 100 g de casca de courgette

• 50 g de talo de salsa

• Cascas de 6 bananas

• 50 g de talo de manjericão

• Sal e orégão

• 4 ovos

 

Preparação:

Num tacho refogue a cebola e o alho, acrescente o tofu, a casca de banana em tiras, o talo da couve, as folhas do alho francês e a casca da courgette picados, até amolecer. Junte o talo da salsa, os oregãos, o sal e o manjericão. Acrescente os ovos batidos ao preparado anterior e misture bem. Por fim, vire o conteúdo para uma assadeira e leve ao forno a 180ºC por aproximadamente 30 minutos.

 

Nota: O recheio pode variar de acordo com as sobras que tenha em casa, se tiver sobras de alguma refeição como legumes e/ou peixes pode acrescentar ou substituir.

Quiche de casca de banana e talos | Desperdício alimentar | Nutrição | Holmes Place

 

Sumo 

Sumo verde

Sumo verde | Desperdício alimentar | Nutrição | Holmes Place

Ingredientes:

• ½ abacaxi (com casca) cortado em cubos grandes

• 4 chávenas (chá) de água filtrada

• 1 folha de couve com talo

• 3 folhas de hortelã

 

Preparação:

Higienize o abacaxi inteiro, ainda com casca, e as folhas de couve e hortelã. Bata no liquidificador o abacaxi, a água, a couve e a hortelã. Para finalizar, coe o sumo e estará pronto para servir.

Tabela nutricional Sumo verde | Desperdício alimentar | Nutrição | Holmes Place

 

Sabia que ao utilizar a casca do abacaxi no sumo, conseguirmos aproximadamente 3 vezes mais fibras e até 60% a mais de vitamina C? Utilizar a parte não dos alimentos pode garantir uma refeição com ainda mais vitaminas e fibras!

 

 

 

 

 

Mais Recentes

Restaurante Horta do Páteo Alfacinha reabre para mais um verão com sabor a Lisboa

há 13 horas

Especialistas recomendam moderação: estudo surpreendente sugere que azeite em excesso pode engordar

há 13 horas

Alerta de saúde: complicações graves com injeções de Botox levantam preocupações no Reino Unido

há 14 horas

Óbito: Morreu John Reid, Morre John Reid, produtor e compositor de grandes sucessos de Tina Turner, Westlife e Leona Lewis

há 14 horas

Pestanas falsas podem causar cegueira, alerta médico de Harvard: saiba o que evitar para proteger os seus olhos

há 14 horas

Está a tomar banho da forma errada? Especialista alerta: água demasiado quente pode ser perigosa para a saúde — e até fatal

há 14 horas

Caminhar pode aliviar dores nas costas: mas há um número mágico de minutos por dia

há 15 horas

Alerta: medicamentos vendidos sem receita podem estar ligados ao aumento do risco de cancro do intestino

há 15 horas

Cientistas descobrem falha genética comum ligada ao autismo e abrem caminho para futuros tratamentos personalizados

há 15 horas

Futurista que previu o iPhone diz que seremos capazes de “enganar a morte” até 2029

há 15 horas

Especialista revela: «nunca guarde estes produtos no armário da casa de banho»

há 16 horas

Prix ​​Versailles anuncia a lista dos hotéis mais bonitos do mundo em 2025

há 16 horas

Se sonha viver numa ilha privada esta pode ser a sua oportunidade: basta ter alguns milhões de euros

há 16 horas

Surf para o corpo e para a mente: aposte em sessões personalizadas para reduzir o stress e reforçar a resiliência emocional

há 16 horas

‘Jantar de Idiotas’ já arrancou gargalhas a mais de 5 mil espetadores

há 16 horas

O Brasil está mais perto com a promoção da TAP: menos de 600 euros para ir e vir

há 17 horas

Reportagem: INTIMINA, o novo epicentro do prazer feminino consciente

há 17 horas

Yam renova sabores e experiências: novos pratos e sunsets com DJs animam o verão

há 18 horas

Parque Warner Beach acaba de abrir as portas: a escapadinha perfeita para refrescar o verão

há 18 horas

Férias de verão: Portugueses vão gastar entre 500 e mil euros, com prioridade no descanso e nas experiências culturais

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.