Uma falta de confiança no local de trabalho é um problema mais frequente do que pode imaginar. Tendemos sempre a querer ser o mais produtivos e capazes possível, queremos sempre trabalhar para atingir objetivos e impressionar chefias. Esta pressão pode acabar por nos deixar altamente inseguros.
Todos passamos por momentos em que nos sentimos menos confiantes. Até as pessoas mais profissionais e competentes têm que saber lidar com este tipo de pensamentos incapacitantes. Ansiedade, pensamentos negativos, dúvidas, autocríticas excessivas, são apenas alguns dos sintomas mais frequentes.
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Sentir que não somos capazes de fazer algo ou que estamos a entregar mau trabalho pode ser uma sensação terrível. É assim fundamental que trabalhe a sua própria autoestima e confiança no sentido de se conseguir sentir melhor todos os dias.
Eis algumas estratégias que pode seguir, de acordo com a especialista e autora Chloe Brotheridge.
- Reconheça a “síndrome de impostor” e saiba como a corrigir
Esta é uma situação bastante comum que se caracteriza pelo surgimento de uma “pequena voz” que nos diz constantemente que não somos bons, merecedores ou capazes de fazer uma função. Nestas situações estes pensamentos negativos são capazes de surgir mesmo quando o seu chefe elogia o seu trabalho ou quando recebe um qualquer prémio. É um tipo de mentalidade que o impede de sentir bem.
Esta ansiedade constante pode ser extremamente destrutiva, como tal é importante que se obrigue a lembrar de todos os aspetos mais positivos do seu desempenho. O mais provável é que seja um trabalhador esforçado e competente que contribui positivamente para a equipa. O seu chefe e os seus colegas têm sorte em poder contar consigo. Lembre-se deste tipo de pensamentos sempre que se está a sentir mais em baixo de forma a reduzir a ansiedade, garantindo assim que consegue dormir bem ao final do dia.
- Celebre as suas conquistas
É fundamental que consiga apreciar e dar a devida importância a estes momentos. Caso tenha conseguido fazer uma excelente apresentação, tenha recebido um elogio de um cliente ou atingido um qualquer objetivo, deverá ser capaz de celebrar a sua boa performance. É habitual que no meio das rotinas de trabalho seja fácil menosprezar estes pequenos momentos e esquece-los rapidamente, no entanto é sempre importante refletir e conseguir sentir-se bem nestas alturas. Aponte numa lista estas conquistas, por exemplo. Este simples exercício vai ajudar a que consiga lidar melhor com o próximo momento em que sinta a tal “síndrome de impostor”.
- Fale durante as reuniões
Pode não ser a pessoa mais confiante do mundo, mas é importante que se esforce para participar nas reuniões. Pode custar um pouco sentir que não tem nada de valor para acrescentar, mas o simples exercício de fazer um simples comentário ou transmitir uma opinião pode ser muito importante para fortalecer a sua confiança. No início será mais difícil, no entanto se manter este hábito de forma regular vai deixar de sentir tanta ansiedade sempre que chegar o seu tempo de falar.
- Seja realista em relação às suas fraquezas e procure melhorar
Ninguém é perfeito. Todos temos alguns pontos menos fortes que podemos melhorar com o tempo. Esta é uma realidade que deve aceitar com naturalidade, sendo apenas importante que vá sempre conseguindo enriquecer estas “fraquezas” para aumentar a sua confiança profissional. Ganhe o hábito de falar com o seu chefe e procure perceber quais os aspetos que ele pensa que você deveria melhorar. Vai sentir um alívio enorme ao perceber exatamente qual é a coisa em que tem que trabalhar mais, reduzindo desta forma muita da ansiedade ou incerteza. Seja qual for a sua fraqueza será sempre possível melhorar esse aspeto.
- Seja direto
Todos queremos ser aceites e apreciados pelos outros. Queremos que as pessoas – e sobretudo os nossos chefes e colegas – tenham uma boa opinião a nosso respeito. Como tal tendemos a ser excessivamente zelosos na nossa forma de comunicar. Pedimos constantemente desculpa por tudo e procuramos sempre agradar ou confirmar a opinião do outro. Este é um exercício que acaba por nos fazer sentir “menor”.
É assim importante que seja claro e direto na sua comunicação. Seja capaz de expressar aquilo que precisa ou que quer que os outros façam. Não peça desculpa sempre que tem que pedir algo a alguém. Exerça a sua confiança. Deverá ser igualmente capaz de recusar trabalho ou demonstrar o seu desagrado sempre que sentir que lhe estão a dar demasiados projetos. Seja capaz de explicar que este excesso de tarefas pode acabar por comprometer a qualidade do seu trabalho e o seu próprio bem-estar. Aprender a dizer não é fundamental.
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