Partilhar

5 formas de encontrar o seu propósito na vida

O envelhecimento pode ser desafiante. Aprenda a viver de uma forma mais presente e “completa”.

7 Fevereiro 2020
Forever Young

Apesar de tudo aquilo que podemos pensar, os estudos afirmam que de uma forma geral as pessoas mais velhas consideram-se felizes. Isto como sabemos pode ser, no entanto, algo desafiante.

A verdade é que o envelhecimento é um processo que normalmente é acompanhado por algumas fortes perdas. Em muitos casos os nossos familiares e amigos começam a falecer, começamos a sofrer com doenças crónicas ou começamos a sentir que temos menos possibilidades de escolha, de futuro.

Estas perdas podem deixar-nos abalados. Fazem-nos sentir algo vazios e perdidos. Podemos acabar por perder o nosso rumo, deixar de compreender com clareza a nossa razão de ser. Em alguns casos, a ausência de um objetivo ou de uma missão de vida pode – sobretudo depois dos 50 – dar origem a estados emocionais negativos e até depressivos.

Um verdadeiro propósito de vida pode promover comportamentos mais saudáveis e está normalmente associado a uma melhor condição física e mental. Um estudo publicado em 2019, por uma equipa de investigadores britânicos, concluiu que esta sensação está igualmente associada a índices mais altos de felicidade e bem-estar. Um verdadeiro sentido de propósito pode ainda diminuir a nossa sensação de solidão.

Independentemente de qual seja o seu propósito, o importante é que defina um. Mas como podemos afinal encontrar este caminho, esta missão? Conheça aqui as nossas sugestões.

 

  1. Trabalho

Algumas pessoas sentem um enorme desejo de nunca parar de trabalhar. De continuar ativamente na força de trabalho, sentindo uma grande gratificação. Certas pessoas preferem aproveitar a sua reforma para investir numa “segunda carreira”, num trabalho em regime parcial ou até voluntário. O importante é continuarem a sentir-se uteis e ativas.

  1. Amor e amizade

Encontrar o seu sentido maior de vida no amor que sente por outra pessoa pode ser algo extremamente gratificante. Para muitas pessoas mais velhas, as relações que estabelecem de amor e amizade são o “elo mais forte”, são aquilo que lhes dá motivação para continuar.

  1. Projectos criativos

Atividades criativas que estimulem o humor e a descoberta são ocupações que podem trazer uma enorme sensação de propósito às nossas vidas. Expressar a nossa identidade através de arte ou de um determinado projeto ajuda-nos a clarificar a nossa mente e oferece-nos a possibilidade de obter uma enorme gratificação. Temos uma sensação de que criámos algo, de que construímos valor acrescentado.

  1. Deixar um legado

Pensar em tudo aquilo que deseja deixar para as gerações futuras é um exercício importante. Não apenas no sentido material, de perceber que herança financeira iremos criar, ou que casas vamos deixar para o futuro. Mas sobretudo numa perspetiva mais humana e emocional. Antes de morrer o que quero deixar? O que quero ainda fazer ou dizer? Estas questões podem ser o suficiente para lhe dar a motivação de perseguir os seus derradeiros objetivos, oferecendo-lhe uma enorme sensação de propósito.

  1. Pequenos prazeres

Mesmo que não tenha conseguido encontrar um projeto envolvente ou uma missão para a sua vida, isso não significa necessariamente que se tenha que sentir perdido ou frustrado. Independentemente das nossas circunstâncias, aprender a apreciar os pequenos prazeres da vida é algo que todos devemos fazer. Procurar e encontrar estes momentos, estes instantes felizes, ao longo dos nossos dias é uma experiência reveladora. Deixe-se sentir mais leve e alegre ao olhar para um pequeno pássaro junto a uma janela, para uma bonita arvore ou para um objeto belo. Não seja cínico. Permita que estes pequenos momentos lhe ofereçam satisfação e felicidade. A sua vida irá tornar-se mais rica por isso mesmo.

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 2 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 2 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 3 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 4 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 4 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 5 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 5 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 6 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 7 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 8 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 8 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 9 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 9 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 9 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 9 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 10 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 10 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 10 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 1 dia

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.