Partilhar

5 formas de encontrar o seu propósito na vida

O envelhecimento pode ser desafiante. Aprenda a viver de uma forma mais presente e “completa”.

7 Fevereiro 2020
Forever Young

Apesar de tudo aquilo que podemos pensar, os estudos afirmam que de uma forma geral as pessoas mais velhas consideram-se felizes. Isto como sabemos pode ser, no entanto, algo desafiante.

A verdade é que o envelhecimento é um processo que normalmente é acompanhado por algumas fortes perdas. Em muitos casos os nossos familiares e amigos começam a falecer, começamos a sofrer com doenças crónicas ou começamos a sentir que temos menos possibilidades de escolha, de futuro.

Estas perdas podem deixar-nos abalados. Fazem-nos sentir algo vazios e perdidos. Podemos acabar por perder o nosso rumo, deixar de compreender com clareza a nossa razão de ser. Em alguns casos, a ausência de um objetivo ou de uma missão de vida pode – sobretudo depois dos 50 – dar origem a estados emocionais negativos e até depressivos.

Um verdadeiro propósito de vida pode promover comportamentos mais saudáveis e está normalmente associado a uma melhor condição física e mental. Um estudo publicado em 2019, por uma equipa de investigadores britânicos, concluiu que esta sensação está igualmente associada a índices mais altos de felicidade e bem-estar. Um verdadeiro sentido de propósito pode ainda diminuir a nossa sensação de solidão.

Independentemente de qual seja o seu propósito, o importante é que defina um. Mas como podemos afinal encontrar este caminho, esta missão? Conheça aqui as nossas sugestões.

 

  1. Trabalho

Algumas pessoas sentem um enorme desejo de nunca parar de trabalhar. De continuar ativamente na força de trabalho, sentindo uma grande gratificação. Certas pessoas preferem aproveitar a sua reforma para investir numa “segunda carreira”, num trabalho em regime parcial ou até voluntário. O importante é continuarem a sentir-se uteis e ativas.

  1. Amor e amizade

Encontrar o seu sentido maior de vida no amor que sente por outra pessoa pode ser algo extremamente gratificante. Para muitas pessoas mais velhas, as relações que estabelecem de amor e amizade são o “elo mais forte”, são aquilo que lhes dá motivação para continuar.

  1. Projectos criativos

Atividades criativas que estimulem o humor e a descoberta são ocupações que podem trazer uma enorme sensação de propósito às nossas vidas. Expressar a nossa identidade através de arte ou de um determinado projeto ajuda-nos a clarificar a nossa mente e oferece-nos a possibilidade de obter uma enorme gratificação. Temos uma sensação de que criámos algo, de que construímos valor acrescentado.

  1. Deixar um legado

Pensar em tudo aquilo que deseja deixar para as gerações futuras é um exercício importante. Não apenas no sentido material, de perceber que herança financeira iremos criar, ou que casas vamos deixar para o futuro. Mas sobretudo numa perspetiva mais humana e emocional. Antes de morrer o que quero deixar? O que quero ainda fazer ou dizer? Estas questões podem ser o suficiente para lhe dar a motivação de perseguir os seus derradeiros objetivos, oferecendo-lhe uma enorme sensação de propósito.

  1. Pequenos prazeres

Mesmo que não tenha conseguido encontrar um projeto envolvente ou uma missão para a sua vida, isso não significa necessariamente que se tenha que sentir perdido ou frustrado. Independentemente das nossas circunstâncias, aprender a apreciar os pequenos prazeres da vida é algo que todos devemos fazer. Procurar e encontrar estes momentos, estes instantes felizes, ao longo dos nossos dias é uma experiência reveladora. Deixe-se sentir mais leve e alegre ao olhar para um pequeno pássaro junto a uma janela, para uma bonita arvore ou para um objeto belo. Não seja cínico. Permita que estes pequenos momentos lhe ofereçam satisfação e felicidade. A sua vida irá tornar-se mais rica por isso mesmo.

Mais Recentes

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 13 horas

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 13 horas

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 14 horas

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 14 horas

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 14 horas

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 15 horas

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 15 horas

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 16 horas

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 16 horas

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 17 horas

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 17 horas

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 18 horas

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 18 horas

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 18 horas

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 19 horas

15 milhões de euros: venha descobrir os sapatos mais caros do mundo

há 19 horas

Nem palavras cruzadas, nem sudoku: esta é a atividade perfeita para preservar a memória

há 19 horas

Aprenda a lavar edredons e cobertores sem pôr em risco a máquina da roupa

há 20 horas

Jamais tenha esta planta em casa: atrai insetos e pragas

há 20 horas

Nem nadar, nem andar: este é o melhor exercício para os maiores de 50

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.