Está preocupado em minimizar a pegada ecológica mesmo nas férias? Pode começar por escolher um alojamento ecológico. Os eco hotéis ou hotéis ecológicos são a escolha de cada vez mais pessoas. Escolher o sustentável não significa, necessariamente, pagar mais ou ter menos conforto. As opções variam de parques de campismo baratos a hotéis de luxo.
Para ajudar a escolher com confiança, a União Europeia atribui o Rótulo Ecológico Europeu a soluções sustentáveis de hotéis, parques de campismo ou alojamentos B&B que cumprem os critérios de proteção ambiental. Portugal tem apenas 7 hotéis com este galardão, mas quem vai de férias para Espanha ou outro país europeu encontra outras opções.
Quer fazer umas férias que, ao mesmo tempo, protejam o ambiente? Conheça as 5 razões para ficar em hotéis sustentáveis, com o Rótulo Ecológico Europeu.
1. Rótulo ecológico europeu do hotel verificado regularmente
Para responder à crescente preocupação ecológica, muitos alojamentos afirmam ser “verdes”, “eco” ou “sustentáveis” mas, nalguns casos, é apenas uma estratégia de marketing. No caso do Rótulo Ecológico Europeu, atribuído pela União Europeia, os critérios são atualizados a cada 4 ou 5 anos para garantir que o rótulo continua a recompensar os estabelecimentos que mais respeitam o ambiente. Inspetores independentes fazem auditorias regulares no local para garantir que os alojamentos licenciados cumprem as regras. Os estabelecimentos não conformes correm o risco de perder a licença.
2. Pegada ecológica das férias reduzida
A indústria do turismo é responsável por 8% das emissões globais de gases de efeito de estufa, muitas vezes devido à má gestão de hotéis e parques de campismo. O Rótulo Ecológico Europeu ajuda a reduzir as emissões da seguinte forma:
- 50 a 100% da energia do hotel deve ser proveniente de fontes renováveis;
- os alojamentos devem usar aparelhos com eficiência energética, como máquinas de lavar roupa e aquecedores de água, e não devem ter aquecimento ou ar condicionado em áreas externas;
- os alojamentos devem servir, pelo menos, dois produtos alimentares locais e sazonais por refeição. Os métodos de produção sazonais consomem menos recursos do que os alimentos fora de época (por exemplo, tomates consumidos no inverno);
- promover o transporte ecológico de bens e hóspedes, seja através da utlização dos transportes públicos, de veículos elétricos ou da partilha de carros ou bicicletas.
3. Redução do desperdício
Segundo a Organização das Nações Unidas, num cenário de utilização normal, o turismo gerará um aumento de 251% na eliminação de resíduos até 2050. Os alojamentos ecológicos reconhecidos pela União Europeia reduzem a produção de resíduos cortando restos de comida e proibindo descartáveis, produtos de higiene pessoal e embalagens plásticas de uso único para alimentos não perecíveis.
4. Uso eficiente da água
Num hotel com rótulo ecológico, a água das torneiras ou a que é usada nas descargas da casa-de-banho será na quantidade certa devido aos requisitos impostos. A água utilizada para a lavandaria também é gerida de forma eficiente, uma vez que os lençóis e toalhas não podem ser trocados todos os dias, a menos que os hóspedes o solicitem explicitamente. Os hotéis ganham pontos extras quando gerem a piscina com cuidado, reciclam a água da chuva ou instalam sistemas de irrigação eficientes.
5. Menos substâncias tóxicas
Num estabelecimento com rótulo ecológico, os lençóis, as toalhas e os pisos podem ser limpos com detergentes ecológicos. Alguns dos alojamentos servem alimentos orgânicos e mantêm as áreas verdes livres de pesticidas.
O Rótulo Ecológico Europeu não se resume a alojamentos. A Ecolabel tem vindo a premiar os produtos de consumo mais respeitadores do ambiente, como tintas, géis de banho, sapatos ou roupas.
Os alojamentos e produtos sustentáveis, com o Rótulo Ecológico Europeu, têm a etiqueta Ecolabel.
- Para mais informações consulte este link.