Ao longo dos tempos muitos são os filmes que se tornam verdadeiros “clássicos”. Estas são aquele tipo de histórias que vemos e revemos sempre que possível. Narrativas e personagens que se tornam inesquecíveis, que nos acompanham toda a vida.
Acabamos por memorizar muitas cenas e falas destes filmes. No entanto não são apenas estes elementos que ficam guardados na nossa mente. Também muitas refeições e bebidas acabam por ficar celebrizadas. Todos nos lembramos da fixação de Garfield com lasanhas ou da cena clássica do esparguete no filme “A Dama e o Vagabundo”, da Disney.
Em homenagem a algumas destas histórias e cenas mais populares, o portal Guia da Cozinha reuniu um conjunto de receitas para que consiga recriar em sua casa alguns destes pratos. Descubra aqui as (deliciosas) sugestões.
. Ratatouille de Inverno – “Ratatouille”
Uma das cenas mais incriveis do filme da Disney continua a ser o momento em que o chef Remy prepara todos os detalhes deste popular prato da Cozinha Francesa – que “dá nome” ao próprio filme.
Tempo: 1 hora
Quantidade: 8 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 beringela médias cortada em cubos pequenos
- 1 pimento vermelho médio cortado em tiras finas
- 1 courgette cortada em rodelas finas
- ¼ de chávena (chá) de molho vinagrete
- 1 lata de molho de tomate
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão
- ½ chávena (chá) de queijo mozzarella ralada
- Margarina para untar
Molho vinagrete
- 1/3 de chávena (chá) de vinagre de vinho branco
- ½ chávena (chá) de azeite
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 1 colher (sopa) de coentros picados
- 1 colher (sopa) de cebolinho picado
- 1 colher (café) de pimenta
- 1 colher (chá) de sal
Preparação
Para o molho vinagrete, coloque todos os ingredientes numa tigela e misture bem. Numa frigideira grande, aqueça o óleo, misture a beringela, a cebola, o pimentão, a abobrinha e o molho vinagrete. Refogue os ingredientes em lume médio-alto por 6 a 8 minutos ou até que os legumes estejam macios. Acrescente o molho de tomate e cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Coloque numa travessa untada e polvilhe com os queijos. Asse em forno médio, pré-aquecido, durante 15 minutos ou até que o queijo derreta.
. Crème brûle – “O Fabuloso Destino de Amélie Poulin”
Neste clássico do cinema francês, a personagem Amélie Poulin demonstra um prazer inexplicável ao quebrar a “casca” estaladiça de açúcar queimado do crème brûle.
Tempo: 1 hora e 20 minutos (+ 4h no frigorifico)
Quantidade: 6 unidades
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 500g de natas frescas
- 1 lata de leite condensado
- 6 gemas de ovo
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 1 colher (sopa) de Maizena
- Açúcar refinado para polvilhar
Preparação
Numa tigela misture as natas, o leite condensado, as gemas, a essência e a Maizena até que tudo fique homogêneo. Divida este conteúdo em 6 diferentes fôrmas pequenas individuais e leve ao forno, pré-aquecido, em banho-maria, durante 40 minutos ou até levantar. No final, retire tudo do forno e deixe arrefecer um pouco. De seguida leve ao frigorifico durante 4 horas. Após esse período polvilhe cada fôrma com açúcar e passe o maçarico sobre cada uma delas com cuidado. Sirva de seguida.
. Apple Strudel – “Sacanas sem Lei”
Quem já viu este filme de Tarantino não esquece a cena de enorme tensão em que o coronel Hans Landa pede um Apple Strudel enquanto conversa com (e interroga…) outra personagem
Tempo: 1 hora
Quantidade: 1 porção
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 100g de massa folhada em rolo
- 1 colher (sopa) de margarina
Recheio
- 2 maçãs verdes
- Sumo de ½ limão
- 3 colheres (sopa) de adoçantes em pó para forno e fogão
- 1 colher (sobremesa) de amido de milho
- 30g de uvas passas
- 1 colher (café) de canela em pó
Para polvilhar
- 1 colher (sopa) de leite em pó desnatado
- 1 colher (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
- 1 colher (café) de canela em pó
Preparação
Para o recheio, corte as maçãs em fatias finas e misture com o sumo de limão, o adoçante, o amido, as passas e a canela. Guarde. Para a montagem, derreta a margarina e pincele a massa. Espalhe o recheio e enrole como uma torta, fechando bem as pontas. Coloque no forno, pré-aquecido, a 180º durante 30 minutos. No final retire do fogão e polvilhe a mistura de leite em pó, adoçante e canela.
. Esparguete com almôndegas – “A Dama e o Vagabundo”
Quando pensamos neste filme clássico da Disney, lembramos a cena em que os dois protagonistas dividem um prato de esparguete de uma forma extremamente romântica.
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Quantidade: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 500g de carne picada
- 1 cebola cortada
- 1 ovo
- ½ chávena (chá) de pão ralado
- Sal e pimenta a gosto
- Óleo para fritar
Recheio
- ½ de chávena (chá) de queijo provolone em cubos
- ¼ de chávena (chá) de queijo gorgonzola esfarelado
- 50g de queijo parmesão ralado
- ½ chávena (chá) de requeijão
- 2 embalagens de molho de tomate (680g)
- Sal e orégãos a gosto
- 1 colher (chá) de queijo mozzarella ralado
Preparação
Numa tigela, misture a carne moída, a cebola, o ovo e o pão ralado até obter uma massa homogénea. Tempere com sal e pimenta. Reserve. Para o recheio, misture o queijo provolone, o gorgonzola, o parmesão e o requeijão. Modele as almôndegas recheando com um pouco da mistura de queijos. Feche e frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel-de-cozinha. Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem e escorra. Misture o molho de tomate, sal e orégãos. Coloque a massa com um pouco do molho numa travessa retangular grande, cubra com as almôndegas, despeje o restante do molho e espalhe o queijo mozzarella. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 15 minutos ou até derreter o queijo. Retire do forno e sirva em seguida.
. Cannoli tradicional – “O Padrinho”
“Larga a arma e traz o cannoli”. Esta foi a frase que ficou eternizada na saga “O Padrinho”, após uma das cenas de maior tensão de todo o filme.
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Quantidade: 20 unidades
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 2 e ½ chávenas (chá) de farinha
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de gordura vegetal
- 1 ovo
- 1 colher (café) de canela em pó
- 3 colheres (sopa) de vinho tipo marsala (ou aproximado)
- Farinha de trigo para enfarinhar
- Óleo para untar e fritar
- 1 clara para pincelar
- Raspas de limão, pistachio, frutas cristalizadas ou granulado para decorar
- Açúcar em pó para polvilhar
Recheio
- 2 chávenas (chá) de ricota amassada
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de açúcar em pó
Preparação
Numa taça, misture a farinha, o açúcar, a gordura e o ovo. Acrescente a canela e o vinho, aos poucos, misturando com as mãos até formar uma massa lisa e macia. Se necessário, adicione mais vinho. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada até ficar fina. Corte a massa em círculos de 10cm. Enrole cada círculo de massa em cilindros de alumínio untados, selando com a clara. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar levemente. Retire as massas dos cilindros com cuidado e reserve. Para o recheio, coloque todos os ingredientes no processador durante 2 minutos. Desligue e recheie os canudos. Coloque tudo numa travessa, decore como desejar (raspas de limão, pistachio, frutas cristalizadas, etc) e polvilhe com o açúcar em pó. Sirva de seguida.