O Portal da Segurança Social Direta é um serviço online que lhe dá a possibilidade de comunicar com a Segurança Social através da Internet sem a chatice de ter de se deslocar aos balcões de atendimento pessoal, reduzindo o tempo de espera.
Esta plataforma é rápida, eficaz, segura e totalmente gratuita, estando disponível para particulares e para empresas e permitindo consultar registos, esclarecer dúvidas e até solicitar a alteração de algumas informações e registos do cidadão.
Como aceder ao Portal da Segurança Social?
Para aceder ao portal terá, primeiramente, que efetuar o registo que depois lhe dará acesso à sua área de utilizador.
Passo 1: Aceda ao site da Segurança Social Direta através deste link;
Passo 2: Selecione a opção “Efetuar Registo”;
Passo 3: Insira o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS);
Passo 4: Preencha o formulário com os dados pessoais solicitados (nome, data de nascimento, número de Cartão de Cidadão e Número de Identificação Fiscal (NIF));
Passo 5: Insira dados de contacto (e-mail e contactos telefónicos);
Passo 6: Selecione como quer receber o código de verificação (SMS ou e-mail).
Nota
Caso o seu código de verificação seja enviado para o seu e-mail, mas não o encontre na caixa de entrada, verifique na caixa de spam.
Passo 7: Insira o código de verificação para ativar a sua conta e definir a palavra-passe;
Passo 8: Aceda à sua área de utilizador inserindo o seu NISS e a palavra-passe. Estes serão os dados de que vai precisar para efetuar o login de todas as vezes que quiser aceder ao portal da Segurança Social.
6 Assuntos que pode tratar no Portal da Segurança Social
#1 – Conta corrente
No portal da Segurança Social Direta pode tratar de assuntos relacionados com a sua conta corrente relativos a pagamentos e recebimentos da entidade.
Pode tomar conhecimento da sua situação contributiva, consultar se tem dívidas ou processos em execução fiscal e efetuar o pagamento das mesmas.
Nesta secção pode ainda consultar e alterar autorizações de débito direto, alterar a conta bancária e consultar ou emitir declarações de pagamento, entre outros assuntos relacionados com a sua situação contributiva.
#2 – Família
O portal da Segurança Social também lhe dá a possibilidade de tratar de assuntos relacionados com o abono de família, tais como o pedido de declaração de escalão, solicitação de abono pré-natal e ainda tratar de questões relacionadas com o subsídio de parentalidade e outras prestações de que possa beneficiar.
#3 – Emprego
Nesta secção tem acesso ao seu histórico de remunerações declaradas pelos empregadores. Pode ainda emitir a declaração de subsídio de desemprego e consultar o estado da sua atividade no caso de ser trabalhador independente.
#4 – Doença
Também é possível tratar de assuntos relacionados com doença, nomeadamente emitir declaração para subsídio e obter Cartão Europeu de Seguro de Doença.
#5 – Ação Social
Nesta secção pode solicitar apoios sociais, comunicar frequências mensais de utentes e consultar as prestações familiares de crianças e/ou jovens que estejam a cargo de instituições.
#6 – Pensões
Por fim, é ainda possível aceder a simuladores de pensões, requerer pensão de velhice, bem como consultar o estado do pedido, consultar remunerações anuais declaradas por empregadores e ainda tratar de assuntos relacionados com Certificados de Reforma.
App Social +
A app Social + da Segurança Social está disponível para os sistemas Android e iOS e permite aos cidadãos e empresas acederem, de forma simples e rápida, a alguns serviços da Segurança Social.
Atualmente, esta aplicação permite:
- Consulta de valores de recebimento de prestações, bem como a data prevista;
- Acesso às suas mensagens da Segurança Social Direta;
- Consulta dos próximos eventos com a Segurança Social e sincronização com o calendário do dispositivo móvel.