Muitas mulheres continuam infelizmente a temer a chegada à meia-idade. Atingir os 40 ou 50 anos parece ser um “marco” assustador para o qual nunca nos sentimentos verdadeiramente preparadas.
No entanto isto é algo que devemos combater. É essencial sermos capazes de sentir gratidão por atingir uma idade tão feliz e rica. Infelizmente muitas mulheres incríveis não tiveram essa mesma sorte. Existem diversos exemplos históricos de personalidades femininas que faleceram cedo de mais. Emily Bronte, Marilyn Monroe ou a princesa Diana, são algumas das mais famosas.
A verdade é que nestes casos ficará para sempre o mistério do que estas mulheres teriam sido capazes de alcançar nos anos mais tardios da sua vida. Contrariamente ao que muitos pensam, a chegada à meia-idade pode dar início a uma fase de maior autoconhecimento, de produtividade e sucesso capaz de obter resultados fantásticos.
Eis alguns exemplos de mulheres inspiradoras e reconhecidas que apenas concretizaram os seus maiores feitos já depois dos 40. Siga estes exemplos e celebre a sua meia-idade.
- Marie Curie
Esta célebre cientista e investigadora recebeu o Prémio Nobel da Química aos 44 anos. Isto já depois de aos 36 anos ter conquistado o Prémio Nobel da Física.
- Bette Davis
Esta atriz fenomenal recebeu o primeiro Óscar aos 45 anos devido à sua interpretação magnífica no filme Dangerous.
- Madre Teresa de Calcutá
Foi apenas aos 40 anos que esta mulher decidiu dedicar toda a sua vida e energia à luta contra a lepra e ao cuidado das vítimas mais desfavorecidas.
- Jane Fonda
Esta atriz lançou os seus primeiros livros e vídeos de exercício quando tinha já 46 anos. Aos 54 retirou-se da indústria do cinema para voltar apenas 14 anos mais tarde. Com 68 foi a estrela de uma conhecida campanha de cosméticos.
- Katharine Hepburn
Já com 62 esta atriz arriscou regressar à ribalta para fazer o musical “Coco” nos palcos da Broadway. Acabaria ainda por ganhar um quarto Óscar já com 74 anos devido à sua magnífica interpretação no filme “A Casa do Lago”.
- Rosa Regás
A conhecida escritora espanhola apenas lançou o seu primeiro livro com 55 anos. O se primeiro romance “Memória de Almator” foi publicado quando tinha 58 anos. 10 anos mais tarde viria a ganhar o “Prémio Planeta”.
- Martha Graham
Esta incrível bailarina e coreografa americana encenou uma das obras mais marcantes de dança contemporânea (“Steps in the Street”) com 42 anos. Este bailado viria a marcar toda uma geração e definiu uma nova era “dourada” para a dança contemporânea.