Partilhar

Afinal, o que pode realmente causar cabelos brancos?

Descubra alguns dos principais fatores – para além do envelhecimento – que podem contribuir para a despigmentação dos folículos de cabelo.

8 Janeiro 2021
Forever Young

Ficar com cabelos brancos é simplesmente algo que todos temos que enfrentar à medida que envelhecemos. Não há como escapar. A maioria das pessoas começa a registar os primeiros cabelos brancos por volta dos 30 anos, mas é apenas depois dos 50 que a situação se torna mais generalizada.

Este fenômeno é explicado pelo papel que os melanócitos – células capilares que produzem melanina – vão desempenhando ao longo da nossa vida. Diferentes tipos de melanina explicam as diferentes colorações naturais do cabelo: a eumelanina oferece uma coloração castanha ou preta, já a feomelanina é responsável por fios amarelos e avermelhados.

O cabelo cinzento ou branco desenvolve-se à medida que a produção de melanócitos se vai reduzindo. A altura exata em que estas células começam a morrer varia de pessoa para pessoas. Em média, para os caucasianos isso acontece aos 30 anos. Para os asiáticos o mesmo acontece no final dos 30. E para os africanos é apenas já depois dos 40 anos que começam a surgir, em média, os cabelos brancos.

 

Que outros fatores podem provocar cabelos brancos?

Todavia não é apenas a passagem do tempo que pode gerar os cabelos brancos. Existem outros fatores que podem contribuir para acelerar a degradação destas células.

 

  1. Alimentação

De acordo com um estudo publicado em 2018 no Journal of Cosmetic Dermatology os indivíduos – entre os 18 e 20 anos – que sofrem de um branquear prematuro do cabelo têm uma tendência genética superior para desenvolverem casos de asma, eczema ou para seguirem uma dieta vegetariana. O estudo sugere que é possível retardar este fenômeno através de alterações na alimentação, mantendo um peso normal e reduzindo o consumo de álcool.

 

  1. Vitaminas

Alguns investigadores sugerem inclusive que o aparecimento prematuro de cabelo branco pode ser revertido. De acordo com um estudo publicado em 2018 no International Journal of Trichology este tipo de situação pode ser causada por uma deficiência de vitamina B12. As carnes e os produtos lacticínios são fontes naturais deste tipo de vitamina, pelo que se explica a razão pela qual um vegetariano pode estar em maior risco. Uma suplementação de vitamina B12 poderá ser capaz de reverter este descolorar prematuro.

 

  1. Fumar

O tabagismo sempre foi associado a um acelerar da descolorização da cor do cabelo. Diversos estudos têm vindo a comprovar esta associação em diferentes populações e regiões do Globo. Sendo certo que parece não ter sido ainda encontrada a razão exata que explica esta situação, a verdade é que muitos especialistas defendem que fumar pode aumentar o stress oxidativo, que por sua vez danifica os melanócitos.

 

  1. Stress

Investigadores da Harvard University concluíram que o nível de stress desempenha um papel no acelerar do aparecimento de cabelos brancos, tendo inclusive identificado o processo biológico que explica esta situação em ratos de laboratório. O stress gera uma resposta emocional de “fuga-combate” que degrada a produção de células estaminais nos folículos de cabelo, que por sua vez podem impedir o aparecimento dos pigmentos. Este tipo de dano parece ser permanente.

 

  1. Doenças

Algumas doenças podem explicar o aparecimento prematuro de cabelos brancos. Vitiligo, alopecia ou doença da tiroide são alguns dos exemplos mais comuns que podem estar associados a este fenômeno. O vitiligo é caracterizado pela incapacidade das células produzirem melanina, tendo como resultado a perda de tom de pele ou de cabelo. Já alopecia pode provocar a queda de certas partes de cabelo saudável que dá aso a um tom branco mais evidente.

 

 

Mais Recentes

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 15 segundos

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 2 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 2 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 2 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 2 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 3 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 3 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 3 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 3 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 3 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 4 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 4 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 4 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 4 horas

Se está reformado esta noticia interessa-lhe e muito: sabe se os seus descontos estão certos? Verifique aqui

há 5 horas

Da China a Portugal: esta palavra é universal, sendo compreendida em todo o mundo

há 5 horas

Já ouviu falar em “deepfake” ou em “woke”? Conheça as palavras inglesas que marcam a história dos últimos 90 anos

há 5 horas

Celebre Um Natal Inesquecível Com as Sugestões Da Chicco

há 5 horas

Gostava de fazer algumas perguntas ao Papa? Basta enviar para o Vaticano que Francisco responde na nova revista mensal

há 5 horas

Escola Nacional de Saúde Pública lança Knowledge Center e Rede Portuguesa de Ciência da Implementação

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.