A Kia Portugal vai avançar com dois projetos na aplicação WhatsApp, uma dedicada à força de vendas e a outra destinada a comunicação de produto e marca.
Na primeira destas frentes digitais, a Kia Portugal dotou a sua força de vendas, num total de 110 gestores comerciais, com o WhatsApp Business, fazendo com que cada um destes profissionais possa utilizar esta ferramenta para vender um automóvel. Na configuração desenhada para a Kia Portugal pela agência i-Brothers, a aplicação permite aos profissionais interagirem com clientes e potenciais clientes e possibilita que cada vendedor destaque os seus produtos e serviços, podendo ainda responder a perguntas através da aplicação.
Com o WhatsApp Business, a Kia vai poder criar catálogos para exibição de produtos e serviços utilizando ferramentas especiais para automatizar, ordenar e responder rapidamente às mensagens. Segundo a marca, está prevista a integração posterior de um módulo de e-commerce, no qual os vendedores conseguirão gerar referências Multibanco, ordens de pagamento no MBWAY e transações através de cartão de crédito.
O segundo projeto da Kia Portugal no WhatsApp consiste no lançamento de uma campanha de comunicação com 100 “micro-influenciadores que irão promover a plataforma de e-commerce da marca, o Kia Vibe”. A Kia afirma ser a primeira marca automóvel a utilizar este canal para uma ação deste tipo.
O Kia Vibe, que será promovida nesta campanha de comunicação, foi lançado em 2020 e é um projeto criado em Portugal que permite comprar um carro novo sem sair de casa, mesmo que isso implique a aprovação de um crédito. Desde o seu lançamento no final de abril de 2020, o “marketplace” Kia Vibe já registou mais de 35.000 visitas e cerca de 500 videochamadas de apresentação de produto, produzindo mais 900 contactos qualificados e 60 vendas.
Fonte: Automonitor