Sabe porque tem os olhos da cor que tem? Desvende o mistério

‌A parte colorida dos seus olhos é chamada de íris. Enquanto algumas pessoas têm olhos azuis, outras têm verdes ou castanhos. Alguns são mais azul-esverdeados ou avelã.

De factos, a cor dos olhos de todas as pessoas é diferente. Antigamente acreditava-se que era possível prever a cor dos olhos das crianças observando a cor dos olhos dos pais e dos avós. Com base na crença de que os olhos castanhos são uma característica dominante e os azuis são recessivos, acreditava-se ter ter uma boa ideia de qual seria a cor dos olhos da criança.

Atualmente já se sabe que não é assim tão fácil adivinhar a cor dos olhos, apenas com base da cor dos olhos dos pais. Embora a genética desempenhe um papel, a cor dos olhos não é obra de um único gene. na realidade, são vários os genes que contribuem para determinar a cor dos olhos.

Esta é o resultado da quantidade e distribuição de melanina (um pigmento natural) na íris. Os olhos castanhos têm mais melanina do que os azuis, e existem vários tons de cada um deles. Olhos mais escuros tendem a ser mais dominantes, mas, com fatores de genes diferentes, isso não significa que as cores mais escuras dominem sempre.

Apesar de os dois pais de olhos castanhos serem mais propensos a ter um filho com olhos castanhos, o resultado não é garantido.

Aproximadamente metade das pessoas nos EUA tem olhos castanhos. A cor também é mais prevalente em áreas do mundo com climas mais quentes. Pessoas com olhos azuis não têm melanina no estroma, a camada frontal da íris. A falta de pigmento nos olhos faz com que a luz se espalhe quando os atinge, fazendo com que as íris pareçam azuis.

Olhos verdes são os mais raros. Apenas cerca de 2% da população mundial tem olhos verdes. A cor vem tanto da melanina quanto do efeito de dispersão da luz quando atinge o olho.

A cor dos olhos pode mudar?

A cor dos olhos pode mudar na infância. Muitos bebés nascem com olhos azuis que eventualmente se tornam numa cor diferente à medida que a melanina se desenvolve no estroma. A cor dos olhos geralmente torna-se permanente por volta do primeiro aniversário.

Geralmente, é raro que os olhos mudem de cor. Pode parecer que mudam quando as pupilas se dilatam ou encolhem, mas isso acontece porque os pigmentos nas íris se juntam ou se separam. Em alguns casos, a cor dos olhos pode escurecer levemente durante a puberdade ou gravidez , ou à medida que se chega aos últimos anos.

 

Ler Mais