A couve é um dos alimentos mais ricos em nutrientes pois contém um enorme valor nutricional. Uma chávena mais de 100% da meta diária mínima de vitamina C de suporte imunológico e mais de 200% de vitamina A. Esta última também melhora a imunidade, assim como a saúde da pele e do cérebro.
Além disso, contém quantidades mais pequenas de minerais essenciais, incluindo potássio, cálcio, magnésio, manganês, ferro, cobre e fósforo. Também fornece vitaminas do complexo B de suporte de energia e alguns ácidos graxos ômega-3 à base de plantas e proteínas vegetais.
É uma das principais fontes de vitamina K, além de ajudar o sangue a coagular, o nutriente essencial protege os ossos. A vitamina K é necessária para a formação dos ossos.
Como é uma potente fonte de antioxidantes, reduz a inflamação. Os antioxidantes também combatem o stress oxidativo, que ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres que danificam as células e a capacidade do corpo de combater os seus efeitos nocivos.
A couve também ajuda a evitar danos nas paredes das artérias, especialmente nas dobras e curvas mais vulneráveis à inflamação e ao acumular de placa endurecida.
Os antioxidantes zeaxantina e luteína, presentes na couve, protegem a retina e o cristalino e reduzem o risco de degeneração macular e catarata, dois distúrbios oculares comuns.