Ao comer na cama, pode atrair insetos, microrganismos e bactérias para o colchão. Por isso, muitos médicos e especialistas não recomendam comer em cima da cama – tendo em mente que os alimentos atraem insetos e microrganismos danosos para a saúde.
Quem tem alergia, por exemplo, pode sofrer com isso uma vez que os restos de comida podem atrair ácaros e, em casos, mais graves, bactérias causadoras de infeções.
Outro problema decorrente das migalhas na cama é que, quando pressionadas entre o corpo e o colchão, podem dar origem a feridas na pele e causar pequenas lesões.
Muitos não se lembram, mas comer com uma boa postura (com a coluna reta, por exemplo) é fundamental. Muitas pessoas, ao comer na cama, têm o hábito de ficarem deitadas e com a coluna inclinada – o que pode ser prejudicial para o corpo e também para a digestão.
De acordo com o investigador James Brown, da Aston University, «comer deitado atrapalha a absorção de nutrientes (como os hidratos de carbono, que são uma das nossas principais fontes de energia). O ideal é fazer todas as refeições sentado à mesa, com a coluna bem reta».