<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Quando é que as pessoas começam, realmente, a envelhecer?

5 Setembro 2022
Sandra M. Pinto

Para lá da idade, há determinados comportamentos e características que refletem o processo da velhice.

Perdas afetivas
A velhice pode começar a manifestar-se depois de algumas situações de luto. Por exemplo: a perda dos entes queridos e a ausência dos filhos em casa. Quando os pais morrem, as pessoas pensam na velhice, porque, logicamente, acreditam que o ciclo final da vida começou para elas.

Surgem limitações mentais
A vitalidade diminuiu e, as pessoas ficam estão mais conscientes das coisas que conseguem fazer. A velhice apresenta-se quando se pensa na incapacidade para realizar certas atividades físicas, profissionais ou de entretenimento.

A forma de vestir
A velhice começa a manifestar-se quando as pessoas escolhem roupas que vão de acordo com a sua idade, até mesmo maiores. Geralmente usam roupas confortáveis, sapatos baixos e simples, pois o importante é sentir-se bem sem usar roupas apertadas e exuberantes. Já não interessa chamar atenção, mas ter conforto.

Alimentação
O metabolismo muda ao longo dos anos, pelo que as pessoas em certa idade começam a evitar alguns alimentos que causam desconforto. Normalmente, começam a comer menos e mais lentamente, deixam de se preocupar com o peso, pois sabem que um dos melhores prazeres da vida é desfrutar de uma deliciosa refeição.

Procuram companhia
A maioria das pessoas em idade avançada procuram companhia, pois acreditam que precisam do amor de seus filhos, de seus netos e das pessoas que amam.

Alterações de humor
As pessoas que se sentem “velhas” apresentam mudanças de humor repentinas, tornam-se mais irritáveis, pois procuram descarregar a sua frustração em qualquer pessoa à sua volta.