Partilhar

Sabe qual é a marca de automóveis de luxo mais valiosa do mundo?

Acertou?

7 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

O valor da icónica marca Mercedes-Benz cresceu cerca de 10 % no ano passado, revela o estudo “Best Global Brands 2022” da Interbrand. Isto realça o sucesso da transição da empresa no sentido de um futuro elétrico e impulsionado por software. A Mercedes-Benz iniciou o realinhamento da marca em 2021 com a separação da Daimler Truck e a atualização da estratégia. O objetivo consiste em concentrar-se ainda mais no segmento de luxo e utilizar consistentemente as oportunidades de crescimento e de rentabilidade. A Mercedes-Benz pretende fabricar os automóveis mais desejados do mundo e assumir a posição de liderança na mobilidade elétrica e em software para automóveis. Para alcançar um posicionamento de marca estruturalmente superior, o portfólio de modelos será realinhado, conforme anunciado pela empresa em maio de 2022. A decisão estratégica de fabricar exclusivamente veículos elétricos até 2030 – sempre que as condições do mercado o permitam – e a ambição de se tornar neutra em emissões de CO2 até 2039 reforça ainda mais a ligação entre o luxo e a sustentabilidade.

Atenção orientada para o cliente: experiências únicas da marca para atender a novos grupos-alvo

Além do portfólio de produtos, todo o modelo de negócio será orientado de forma ainda mais consistente para o luxo. A comunicação e as vendas estão cada vez mais centradas nas necessidades e nas pretensões dos clientes. A Mercedes-Benz atribui grande importância a alcançar os seus clientes e potenciais grupos-alvo diretamente nas suas zonas de atuação e a inserir-se nestas de forma credível e autêntica com experiências únicas e individuais da marca. Para esta finalidade, a empresa está recetiva a colaborações com personalidades e marcas de uma grande variedade de indústrias – desde a tecnologia à moda, música, filmes e desporto. Tais criações conjuntas permitem perspetivas completamente novas. Tornam possível estabelecer contacto com grupos-alvo que de outra forma teriam pouca ou nenhuma afinidade com a indústria automóvel. Os canais de vendas são consistentemente alinhados com as necessidades reais dos clientes e são complementadas com formatos inovadores e oportunidades para a presença da marca tanto online como fisicamente. Os exemplos incluem Salões Privados da Mercedes-AMG e do Mercedes-Benz Classe G bem como a Mercedes-AMG Store no Dubai. O Mercedes-Maybach Atelier inaugurado recentemente em Shanghai também faz parte da estratégia global.

Mais Recentes

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 5 minutos

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 16 minutos

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 23 minutos

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 30 minutos

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 2 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 3 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 3 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 3 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 3 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 3 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 3 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 4 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 4 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 4 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 4 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 5 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 5 horas

Se está reformado esta noticia interessa-lhe e muito: sabe se os seus descontos estão certos? Verifique aqui

há 5 horas

Da China a Portugal: esta palavra é universal, sendo compreendida em todo o mundo

há 5 horas

Já ouviu falar em “deepfake” ou em “woke”? Conheça as palavras inglesas que marcam a história dos últimos 90 anos

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.