Dores na região do pescoço são muito comuns e por norma decorrentes de má postura.
Na maioria dos casos, a dor no pescoço ocorre por um nervo comprimido ou por uma posição do corpo incorreta durante o sono. No entanto, em alguns dos casos, a dor pode ser indicativo de algo mais sério, como um ataque cardíaco.
Uma pesquisa revelou que, embora 70% das pessoas que identificaram uma dor no peito sabiam que isso é um sintoma de ataque cardíaco, menos de 30% delas tinham a perceção de que sintomas menos conhecidos, como a dor no pescoço, também podem ser indício do problema.
Embora o sintoma mais comum de um ataque cardíaco seja a dor no peito, existem outros sintomas, como falta de ar, náuseas e dores nas costas ou no maxilar. Segundo o British Medical Journal, um ataque cardíaco ocorre quando o fornecimento de sangue ao coração fica bloqueado, o que impede a chegada de oxigénio, causando danos musculares.
A paragem cardíaca é diferente de um ataque cardíaco, que geralmente ocorre repentinamente, com a pessoa a perder a consciência rapidamente. A paragem é uma falha elétrica, na qual o coração para e a vítima fica sem pulso e pode morrer em minutos caso não receba tratamento em tempo útil. Um ataque cardíaco pode levar a uma paragem cardíaca.
Outros sintomas de um ataque cardíaco podem incluir dor no peito e em outras partes do corpo, tontura, transpiração em excesso, falta de ar, crise de ansiedade, além de tosse.