Faz parte da nossa alimentação desde muito sendo, apresentando-se como um alimento que acompanha não só as principais refeições, como pode fazer parte da sobremesa em forma de arroz doce.
Mas são muitas as dúvidas relativamente aos dos tipos de arroz, sobretudo quando se questiona qual deles é o mais saudável.
O arroz branco é sujeito a um processo com a finalidade de lhe remover a casca, o germe e, consequentemente, muitos dos seus nutrientes. Isso muda-lhe a aparência, suaviza-lhe o sabor e amacia os grãos, sendo que o arroz também recebe a adição de ferro e vitaminas durante o processo de polimento.
Rico em carboidratos e pobre em proteína, apresenta uma redução na concentração da maioria dos nutrientes, afetando significativamente as suas características nutricionais.
No caso do integral, temos um arroz cujo grão descascado não é polido, pelo que preserva os seus nutrientes. De sabor amendoado, textura fibrosa e requerendo uma cozedura mais longa, tem proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B e fibras, apresentando um conjunto de vantagens, como:
diminui problemas intestinais
melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos (que é praticamente ausente no arroz branco)
melhora o metabolismo da contração muscular
aumenta a saciedade
O arroz integral é mais saudável, apresentando-se como um alimento naturalmente funcional.
Se ajuda a emagrecer? Apenas se integrar uma dieta saudável, pois apresenta um nível maior de saciedade.