Partilhar

Conheça os restaurantes favoritos dos portugueses

Será que algum é o seu?

2 Fevereiro 2023
Sandra M. Pinto

O TheFork, plataforma líder em reservas online na Europa, revela este ano, pela primeira vez, o TOP 50 dos restaurantes favoritos dos clientes portugueses. Para chegar a este ranking, a plataforma registou os espaços que reúnem mais reservas, apresentando uma lista cujo vencedor é o Yakuza Lisboa, seguido do Contrabando e da Cervejaria Ramiro, que, em apenas 8 meses de presença no TheFork, já é o terceiro mais reservado.

Além de deter o primeiro lugar, o Grupo Olivier conta ainda com oito restaurantes na lista dos 50 mais reservados, nomeadamente os três Guilty (Lisboa, Parque das Nações e Porto), dois Yakuza (Lisboa e Porto), um KOB (Lisboa), o SEEN (Lisboa) e o mais recente XXL, também em Lisboa. À elevada procura habitual junta-se ainda o efeito Olivier Experience by TheFork, parceria exclusiva que oferece 40% de desconto em todos os restaurantes do Chef.

 

 

Na liderança em reservas e visitas

Nesta primeira edição do TOP 50, a plataforma vai mais longe e, para além dos mais reservados, divulga também os mais procurados no site e os que contam com mais e melhores avaliações.

Assim, há restaurantes em destaque, não só no número de reservas, mas também no de visitas na página da plataforma, como é o caso do Contrabando (em 2º lugar do TOP 50), NoTalho (4º), Sebastião (21º), BuonaPizza (22º) e La Paparrucha (31º). O primeiro, situado em Santos e cujo nome é uma alusão à importação de várias especialidades da comida regional entre o Texas e o México, acaba por ser o que reúne maior consenso: é o segundo mais reservado e pesquisado, e ainda o restaurante com mais avaliações no TheFork (9642).

As cidades mais procuradas e com melhores avaliações

Relativamente à localização, os restaurantes lisboetas são os mais populares na hora de reservar: em 50, 34 encontram-se na capital portuguesa. Segue-se o Porto, que surge representado com 9 lugares da tabela, de que é exemplo o duplamente estrelado pelo Guia Michelin Casa de Chá da Boa Nova. A lista inclui ainda três restaurantes no Funchal (AVISTA – Mediterrâneo, Armazém do Sal e Espaço Funchal), dois em Cascais (Baía do Peixe e Monte Mar) e um em Almada (Kamikaze).

Quando falamos de avaliações, certas cidades destacam-se por ter uma percentagem maior de restaurantes entre os 9,5 e os 10 pontos, as melhores classificações do TheFork. São elas Bragança, Viana do Castelo, Santarém e Viseu, com 40%, 30%, 20% e 20%, respetivamente. Embora contem com mais restaurantes, cidades como Lisboa, Porto e Faro não têm, comparativamente, tantos restaurantes publicados com pontuação máxima.

O dia, horário, valor e tipo de cozinha preferidos para reservar

Segundo os dados do TheFork, o dia que regista mais reservas é o Sábado (21%) e o horário eleito o jantar (67%). A plataforma revela ainda que os restaurantes com preço médio de 25€ e especializados na cozinha tradicional portuguesa (24%) são os preferidos. Segue-se a cozinha internacional, sobretudo a japonesa e a italiana, bem como as marisqueiras, como é o caso da Cervejaria Liberdade e da Cervejaria Ramiro, ambas em Lisboa. Esta última faz parte do TheFork há apenas 8 meses e, depois de décadas sem aceitar marcações, já é o terceiro restaurante mais reservado em Portugal (e o 32º mais pesquisado).

Os habituais descontos oferecidos pela plataforma ao longo do ano, e que muitas vezes tornam acessíveis a qualquer pessoa o acesso à restauração de luxo, também têm um papel importante na hora de reservar uma mesa. Restaurantes como Contrabando, NoTalho, Sebastião, todos em Lisboa, e Vintage Praia, em Vila Nova de Gaia, estão com 50% de desconto sobre a ementa, exceto menus e bebidas.

Mais Recentes

Óbito : Morreu o advogado Romeu Francês

há 28 minutos

Óbito: Morreu o cavaleiro olímpico Bernardo Leite Rodrigues

há 58 minutos

Procissão das velas no Santuário de Fátima passa a ser diária

há 7 horas

Papa autoriza canonização do “médico dos pobres”, José Gregorio Hernandez

há 7 horas

Papa Francisco: Patriarcado de Lisboa anuncia vigília de oração no Parque Eduardo VII

há 7 horas

Estes 3 signos devem ganhar (muito) dinheiro antes do fim de fevereiro

há 7 horas

Dengue: Brasil anuncia vacina contra a doença em dose única de produção local

há 8 horas

Pombos a sujar a janela ou o terraço? Nunca mais: conheça o truque para mantê-los longe

há 8 horas

Diga adeus às olheiras: este novo produto da marca Nivea elimina-as para sempre

há 8 horas

Rodízio brasileiro e caipirinhas: vai ser assim o carnaval neste hotel

há 8 horas

Este é o móvel que traz energia negativa para a sua sala de estar: é melhor desfazer-se dele

há 8 horas

Reconhecida cadeia internacional de cafés presente em Portugal anuncia o despedimento de milhares de trabalhadores

há 9 horas

Conheça a infusão que ajuda a reduzir a inflamação da barriga e as varizes

há 9 horas

Nem às 9 nem à meia-noite: esta é a hora a que os especialistas recomendam dormir se quer perder peso

há 9 horas

É uma rotina para muitos, mas sabia que pode estar a infringir a lei de cada vez que abastece o carro?

há 10 horas

Descoberto um novo fator de risco para a demência que afeta 40% da população: é mais comum nas mulheres

há 10 horas

Cientistas estudam impacto da microgravidade a nível do desenvolvimento neural (e possíveis implicações para o autismo)

há 11 horas

Há milhares de voos à venda para o próximo inverno: um deles pode ser seu

há 12 horas

“O Meu Primeiro Carlos Paredes” celebra o centenário do nascimento do mestre da guitarra portuguesa

há 12 horas

Serenatas encantam e surpreendem quem passa: neste centro comercial a música é gratuita

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.