Partilhar

Opinião: É assim que a menopausa afeta a saúde do cabelo

Artigo de opinião por Carlos Portinha, Chief Clinical Officer do Grupo Insparya

14 Fevereiro 2023
Forever Young

A menopausa acarreta uma série de mudanças no corpo da mulher, como a tendência para aumentar o peso, a pele mais seca, a queda de cabelo, etc. No que diz respeito a este último, embora cada caso seja diferente, a partir dos 40 anos, as mulheres podem notar que o seu cabelo já não é o mesmo, e começam a ter certos problemas que não tinham antes.

Por Carlos Portinha, Chief Clinical Officer do Grupo Insparya

Com a chegada da menopausa, ocorre uma grande alteração hormonal entre estrogénios (hormona feminina) e andrógenos (hormona masculina). Nesta altura, assistimos a uma diminuição progressiva do estrogénio enquanto a testosterona se mantém estável, e isso, juntamente com a chegada da menopausa em que os ovários param de produzir essa hormona, faz com que o ciclo do cabelo mude, encurte, levando o cabelo a cair com mais facilidade.

 

Durante esta fase, as mulheres geralmente notam que o cabelo começa a perder densidade, aumenta a queda de cabelo, falta de brilho nos fios, mudança na textura ou até observam que os cabelos estão mais secos e quebradiços, por isso, o médico afirma que “as pacientes devem ser sensibilizadas para a necessidade de tratar e cuidar dos cabelos preventivamente, para tentar minimizar os efeitos da menopausa”.

 

Cuidados capilares adequados para prevenir a alopecia na menopausa

 

O cabelo diz muito sobre uma pessoa e a sua saúde no geral. Por isso, uma alimentação equilibrada, exercício regular ou cuidar da higiene, são alguns dos hábitos fundamentais para ter uma boa saúde, o que também se reflete naturalmente no estado do nosso cabelo. Algumas dicas para exibir um cabelo bonito também nesta fase:

 

Alimentação. Uma escolha correta dos alimentos é sempre um excelente tratamento para o cabelo, por isso, manter uma alimentação saudável e equilibrada ajuda-nos a não ter um défice de nutrientes essenciais para o cabelo.
Desporto. Ter uma vida ativa é altamente recomendado para o nosso cabelo. Quando fazemos exercício físico, o fluxo sanguíneo e a oxigenação são ativados, ajudando a melhorar a tonificação do couro cabeludo e a prevenir a queda de cabelo.
Cuidar da higiene. Adotar uma higiene adequada e lavar o cabelo diariamente é fundamental quando se trata de ter um cabelo saudável.
Evitar tabaco e álcool, assim como usar suplementos vitamínicos que ajudem a suprimir possíveis carências, sempre sob orientação médica, também é altamente recomendável.
Por isso, é muito importante adotar um estilo de vida saudável e, acima de tudo, evitar carências nutricionais que podem aumentar a queda de cabelo, embora hoje em dia também existam tratamentos que podem ser muito úteis nestes casos e que podem ajudar a travar a queda de cabelo, como é o caso da mesoterapia.

 

MesoHair+ Insparya é um tratamento de nutrição e bioestimulação capilar que visa promover a produção de cabelos fortes e tratar a queda de cabelo. É uma técnica rápida, confortável e fácil de aplicar. Consiste na administração subcutânea de um preparado que ativa biologicamente as células da unidade folicular, promovendo a produção de cabelos de maior qualidade e mais resistentes.

 

Outro tratamento que é um poderoso bioestimulador e regenerador tecidual é o Active Plasma Insparya, pois ativa a proliferação de fibroblastos, células essenciais para a estrutura do folículo piloso que sintetizam colágeno, elastina e ácido hialurónico. É uma técnica não invasiva e rápida que obtém plasma enriquecido em plaquetas do sangue do próprio paciente por meio de uma extração simples e que é aplicado através de infiltrações no couro cabeludo.

 

Para alguns casos de alopecia mais avançados ou para mulheres com algum outro tipo de patologia que requeira tratamentos mais longos ou complexos, o transplante capilar pode ser uma solução. É um procedimento realizado em ambulatório, com anestesia local. A técnica consiste em retirar unidades foliculares de uma área dadora, para colocá-las na área afetada pela alopecia, e graças ao grande compromisso da Insparya com a inovação e o grande investimento que faz em investigação e desenvolvimento tecnológico, desenvolveu uma técnica própria: o Método Insparya, tornando o grupo médico único no mundo e referência no setor de transplante capilar.

 

Não são apenas as alterações hormonais que afetam a queda de cabelo, existem outras causas possíveis, como a herança genética, alimentação inadequada, stress ou ansiedade, entre outras.

Mais Recentes

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 27 minutos

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 1 hora

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 18 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 18 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 19 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 20 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 20 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 21 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 21 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 22 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 23 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 24 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 1 dia

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 1 dia

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 1 dia

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 1 dia

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 1 dia

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 1 dia

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 1 dia

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.