Se tudo se mantiver sem alterações, a partir de segunda-feira, dia 12 de Agosto, o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas ameaça parar o país com uma nova greve por tempo indeterminado. Está na reserva? Como diz o ditado popular, “no poupar é que está o ganho”.
Pode não conseguir controlar os preços e as greves, mas há truques simples que lhe permitem poupar combustível. Coloque em prática estas oito dicas do portal Contas Connosco by Cofidis e faça-se à estrada, sem ter de armazenar jerricans na bagageira.
1. Abasteça o carro pela manhã
Os depósitos dos postos de combustível estão debaixo do solo, o que leva a que quando a temperatura é mais baixa, a densidade seja menor. No fundo, cabe mais gasóleo ou gasolina, pelo mesmo preço.
2. Não pressione a pistola ao máximo
Quando aperta a pistola até ao fundo está a deixar passar vapor que ocupa espaço no depósito. O melhor é enchê-lo lentamente.
3. Não deixe que o depósito fique a menos de metade
O objectivo é que nunca haja muito ar dentro do depósito para evitar que parte do combustível evapore.
4. Já que vai ao posto, opte por encher o depósito
Evite ter de lá voltar, até porque pode não lhe valer de muito.
5. Conduza devagar
Se o seu carro tiver a função de cruise control, active-a durante o percurso em autoestrada.
6. Estacione no primeiro lugar que encontrar
Não insista em procurar estacionamento à porta, porque vai acabar por dar voltas e mais voltas. A sua saúde e a sua carteira agradecem uma pequena caminhada diária.
7. Doseie o uso do ar condicionado
Se o trajecto que vai fazer é curto ou não está assim tanto calor, precisa mesmo de ligar o ar condicionado? Abra as janelas e deixe sair o ar quente que está dentro do carro. Ao poupar no ar condicionado está a poupar no combustível.
8. Mantenha os pneus com a pressão correta
Pneus mais vazios levam a um aumento do consumo de combustível.